quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / Mundo / MUNDO / 1° Seminário de Integração dos ‘Exércitos Sul-Americanos’ debate temas de Defesa
quarta-feira 30 de outubro de 2024 às 16:20h

1° Seminário de Integração dos ‘Exércitos Sul-Americanos’ debate temas de Defesa

MUNDO, NOTÍCIAS


Representantes de nove países estão reunidos em Brasília para debater temas relacionados à Defesa, durante o I Seminário de Integração dos Exércitos Sul-Americanos. O evento foi aberto neste dia 28 de outubro, no Quartel-General do Exército, com presença do Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Foto: ST Edmilson

O seminário, conduzido pela 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME) com participação de palestrantes militares e civis, tem como objetivos a abordagem de aspectos de interesse dos exércitos da América do Sul nos variados campos referentes à Defesa, respeitando a individualidade de cada país, além de estreitar os laços entre os militares. Ao lado de militares brasileiros, participam do encontro oficiais da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

Foto: ST Edmilson

A busca pela interoperabilidade e o compartilhamento de experiências são alguns dos focos da atividade enfatizados pelo General Tomás. “O Exército Brasileiro dedica especial importância ao campo da diplomacia militar, o que facilita interações futuras. Com esse seminário, materializamos o comprometimento com a cooperação entre os exércitos e o propósito de estabelecer um fórum de debates sobre assuntos comuns na área de Defesa”.

Foto: ST Edmilson

O Chefe do EME, General de Exército Richard Fernandez Nunes, ressaltou que “o seminário pode clarear uma série de aspectos relacionados à agenda de Segurança e Defesa, que ficou muito segmentada e voltada para assuntos de natureza interna dos países; temos que pensar grande e entender que a defesa de um país demanda muito mais conhecimentos, e que a integração de visões distintas entre países tão próximos é fundamental”.

Foto: ST Edmilson

A pauta de debates inclui temas em consonância com a conjuntura mundial, como os possíveis impactos na Defesa causados por ameaças emergentes; conflitos bélicos e tecnologia; cibernética e o lugar da América do Sul no contexto da competição estratégica global. A palestra de abertura foi realizada pelo Embaixador Marcelo Paz Saraiva Câmara, Diretor do Departamento de Assuntos Estratégicos, de Defesa e de Desarmamento. Segundo ele, “do ponto de vista das Relações Exteriores, esta é uma atividade de grande importância e um desdobramento natural de outros eventos de integração com vizinhos sul-americanos promovidos recentemente na esfera governamental”.

Foto: ST Edmilson

O seminário também contou com palestrantes do Instituto Meira Mattos – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, da Escola Superior de Defesa e do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, dentre outros. O General de Brigada Edgar Roberto Aguirre Moreno, do Exército Paraguaio, salientou que “é muito importante a integração entre os exércitos e a oportunidade de compartilhar informações sobre problemas modernos e ameaças emergentes, como terrorismo, ataques cibernéticos e mudanças climáticas”.

Foto: ST Edmilson

O encontro prossegue até o próximo dia 1º de novembro. A programação também inclui atividades no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, onde ocorrerá um apronto operacional e apresentação da viatura blindada Guarani, além de uma demonstração do Sistema Astros que acontecerá no Comando de Artilharia do Exército, em Formosa (GO).

Veja também

Prefeitura lança edital de licitação para empresa explorar quiosques na orla de Salvador

A Prefeitura de Salvador lançou edital de licitação para  a concessão de 34 quiosques e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!