quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Home / POLÍTICA / Vereador de Araçás é cotado à disputar prefeitura em 2020
terça-feira 18 de dezembro de 2018 às 17:40h

Vereador de Araçás é cotado à disputar prefeitura em 2020

POLÍTICA


A cidade é pequena, mas considerada muito acolhedora e principalmente, não violenta. Alagoinhas é a cidade mais próxima localizada há 24 km. E é neste lugar calmo e tranquilo ao norte da Bahia, onde todos que conhecem gostariam de viver, que existe um vereador em seu segundo mandato com uma história bonita de vida. Considerado um dos mais antigos e amistosos políticos da cidade de Araçás, o mesmo vem sendo cotado pela população para disputar a prefeitura em 2020.

Resultado de imagem para vereador José Carlos dos Santos Souza araças
Vista aérea de Araçás

O ano era 1982 e o atual município de Araçás ainda não era nem emancipado, isso só viria a ocorrer sete anos depois, em 24 fevereiro de 1989, foi quando uma família vinda do município de Cícero Dantas buscando emprego, estava um menino magrinho de 10 anos de idade chamado José Carlos dos Santos Souza, que viria a ser popularmente conhecido como ‘Carlinhos’.

O atual vereador Carlinhos e sua família chegaram na cidade de Araçás sem nada, somente com o amor no coração e a vontade de trabalhar. Muito carente na época, ele e sua família dormiram algum tempo nas ruas e todos os dias 5h acordavam e saiam em busca de abrigo e de uma oportunidade de trabalho.

Resultado de imagem para município araças bahia
Praça central de Araçás

As pessoas da então ‘Fazenda Araçás’ viram a situação daquela carente família e resolveram ajudar, a população se uniu e conseguiu fazer um carrinho de pipoca para o pai de Carlinhos, que passou a ser conhecido nas décadas seguintes por todos moradores de Araçás como o “Pipoqueiro”.

Depois de muitos anos de trabalho e com ajuda de amigos que fizeram, além é claro, ajuda da população local e principalmente, como o próprio vereador Carlinhos diz, com a ajuda de Deus, eles foram progredindo nos vinte anos seguintes. Com muito dedicação e honestidade, cresceram junto com o comércio local. Seus pais hoje estão aposentados e vivem no sítio da família.

Política

Foi no ano de 2008, Carlinhos já sendo um comerciante conhecido na cidade de Araças e região, que depois de muito insistirem, ele apoiou o candidato Ueliton Coelho (PSDB), que disputaria sua primeira eleição. Com a união, Ueliton foi eleito naquele ano prefeito de Araçás e Carlinhos ficou na suplência de vereador.

Em 2012, por falta de apoio em seu antigo grupo político, Carlinhos resolveu apoiar a então candidata Maria das Graças Trindade Leal (Gracinha do PT) e o seu vice Lilito (PSB) e juntos, todos se elegeram.

Carlinhos foi eleito vereador pelo PP e o mais bem votado para câmara municipal e sua amiga Gracinha, servidora pública aposentada e natural de Araçás, foi eleita em seu primeiro mandato e tornou-se a prefeita mais bem votada na história da cidade, quando obteve o dobro dos votos do segundo colocado, exatamente o então prefeito, Ueliton Coelho que estava no PDT e não contava mais com o apoio do vereador Carlinhos.

Prefeita Gracinha foi eleita pela coligação “Araças para todos” com PT, PMDB, PSL, PSC, PTC, PSB, PSD e PC do B.

Em 2016, novamente ao lado de Gracinha, Carlinhos e a prefeita foram reeleitos com a coligação PT, PP, PEN, PSC, PSD e PTN.

Essa união fez a cidade progredir e atualmente tem mais de 14 mil habitantes. Foi com esta sinergia política, que quando os políticos querem o melhor para sua população, eles conseguem. Se houvesse um terceiro mandato, com certeza a atual prefeita seria reeleita. Alguns levantamentos recebidos pelo Acesse Política demonstram claramente Gracinha do PT à frente, mas como só são dois mandatos, ela deve apoiar alguém de sua base, e um dos nomes mais lembrados tem sido justamente o do ‘menino filho do pipoqueiro’, atual vereador Carlinhos.

Presidente de partido em Araçás promove a participação popular nas políticas públicas

Município de Araçás reúne Pastores das principais igrejas evangélicas da Bahia

Prefeita de Araçás e a deputada Fátima Nunes unidas pela Bahia

Veja também

Mulheres são 26% no primeiro escalão de capitais, e especialistas veem falta de incentivo a lideranças

Foi na década de 1950 que mulheres começaram a ocupar cargos de chefia em secretarias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!