segunda-feira 23 de junho de 2025
Ministro Ricardo Lewandowski - Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Zambelli: governo aguarda documentação para pedir extradição, diz Lewandowski
segunda-feira 9 de junho de 2025 às 15:52h

Zambelli: governo aguarda documentação para pedir extradição, diz Lewandowski

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta segunda-feira (9) a jornalistas, na sede da Interpol, que governo federal aguarda documentação, já “em tramitação”, para pedir extradição da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), foragida da Justiça e com nome na lista de difusão vermelha da Interpol.

“Nos casos de extradição, o Ministério da Justiça cumpre a determinação do poder Judiciário. Ao que eu fui informado, o ministro Alexandre Moraes determinou que o Ministério da Justiça pedisse a extradição desta senhora”, falou Lewandowski à imprensa em Lyon, na França.

“Essa documentação está em tramitação. Quando chegar ao Ministério da Justiça, nós vamos fazer o trabalho protocolar, apenas sem entrar no mérito, de enviar ao governo italiano este pedido que vem do Supremo Tribunal Federal”, completou.

Ordem de prisão definitiva

No sábado (7), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou prisão definitiva da parlamentar após a Corte rejeitar recursos da deputada contra condenação a 10 anos de prisão e à perda de mandato por invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ministro também determinou que a Câmara dos Deputados seja notificada para que a congressista licenciada perca mandato imediatamente.

Na sexta (6), em análise do STF que terminou com decisão unânime da Primeira Turma (5 votos a 0) contra a parlamentar e o hacker Walter Delgatti Neto, Moraes definiu por trânsito em julgado, quando não há mais possibilidade de recursos e a pena estabelecida na condenação deve ser executada.

Veja também

Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques do Irã; Ibovespa recua quase 1%

O dólar à vista passou a operar em leve alta ante o real nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!