sexta-feira 19 de julho de 2024
Foto: Xinhua/Ju Peng
Home / Mundo / MUNDO / Xi Jinping pede que China e Rússia continuem a fortalecer alinhamento das estratégias de desenvolvimento
quinta-feira 4 de julho de 2024 às 06:55h

Xi Jinping pede que China e Rússia continuem a fortalecer alinhamento das estratégias de desenvolvimento

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na quarta-feira que a China e a Rússia continuem a fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento e a coordenação estratégica internacional.

Xi fez as observações ao se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, antes da 24ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) em Astana.

Ele observou que o presidente Putin fez uma visita de Estado bem-sucedida à China em maio deste ano, dizendo que os dois lados estão trabalhando juntos para elaborar planos e arranjos para o desenvolvimento futuro das relações bilaterais na importante conjuntura histórica do 75º aniversário dos laços diplomáticos entre a China e a Rússia.

Foto: Xinhua/Ju Peng

Diante de uma situação internacional repleta de turbulências e mudanças, os dois países devem continuar defendendo a aspiração original da amizade duradoura e manter a determinação de beneficiar os povos, disse Xi.

Ele pediu que a China e a Rússia conservem continuamente o valor único das relações China-Rússia e explorem a força motriz interna da cooperação bilateral, dizendo que os dois países também devem fazer novos esforços para proteger seus direitos e interesses legítimos e salvaguardar as normas básicas que regem as relações internacionais.

A China apoia a Rússia no cumprimento de suas responsabilidades como presidente do BRICS, na união do “Sul Global”, na prevenção de uma “nova Guerra Fria” e na oposição a sanções unilaterais ilegais e ao hegemonismo, disse ele.

Observando que a cúpula da OCS em Astana será realizada na quinta-feira, Xi disse que o lado chinês espera trabalhar com a Rússia e outros Estados-membros para promover o desenvolvimento estável e de longo prazo da OCS e construir uma comunidade da OCS ainda mais próxima com um futuro compartilhado.

A China e a Rússia, disse Xi, devem continuar a fortalecer a coordenação estratégica abrangente, opor-se à interferência externa e proteger conjuntamente a tranquilidade e a estabilidade regionais.

Por sua vez, Putin agradeceu a Xi a recepção calorosa em sua visita de Estado à China em maio, lembrando que eles celebraram o 75º aniversário dos laços diplomáticos entre a Rússia e a China e fizeram planos para o desenvolvimento futuro das relações Rússia-China.

Atualmente, as relações Rússia-China estão no mais alto nível da história, disse Putin, acrescentando que os dois lados se respeitam e se tratam com igualdade e benefício mútuo.

Ele também disse que as relações entre a Rússia e a China são caracterizadas pelo não alinhamento e não visam a terceiros, o que está de acordo com o bem-estar dos dois povos.

A Rússia, disse ele, apoia a China na salvaguarda de seus interesses essenciais e de seus direitos e interesses legítimos, e se opõe à interferência externa nos assuntos internos da China e na questão do Mar do Sul da China.

Observando que a China assumirá em breve a presidência rotativa da OCS, ele disse que a Rússia apoiará totalmente o trabalho da China e trabalhará com outros Estados-membros para aumentar continuamente a influência internacional da organização, salvaguardar a paz e a segurança regionais e promover o desenvolvimento do sistema internacional em uma direção mais justa e equitativa.

Como presidente rotativo do BRICS este ano, a Rússia espera fortalecer a comunicação e a coordenação com a China na cooperação do BRICS, acrescentou ele.

Os dois chefes de Estado também trocaram opiniões sobre questões internacionais e regionais de interesse comum.

Xi enfatizou que a China sempre fica no lado certo da história, adere à promoção de negociações de paz e está disposta a continuar a fazer esforços positivos para a solução política da crise na Ucrânia e de outras questões regionais importantes.

Veja também

Justiça absolve Sérgio Cabral em ação sobre à saúde pública

A 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro absolveu numa ação de improbidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!