segunda-feira 25 de outubro de 2021
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Home / NEGÓCIOS / Volume de Serviços na Bahia retrai 0,7% em julho de 2021
quarta-feira 15 de setembro de 2021 às 17:43h

Volume de Serviços na Bahia retrai 0,7% em julho de 2021

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O volume de serviços na Bahia apresentou queda de 0,7% na comparação com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta quarta-feira (15) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços na Bahia avançou 28,7%. Quatro das cinco as atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para às atividades de Serviços prestados às famílias (381,3%), que contabilizou a quarta variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012. Essa atividade também apresentou resultado superior aquele observado no mesmo mês do ano anterior (-79,9%). Seguida pela atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (35,3%), que também, registrou variação positiva significativa, sendo a quarta maior alta da série iniciada em 2012, e a quinta variação positiva consecutiva para esse ano. É importante destacar que o resultado da Bahia é superior à variação registrada pelo Brasil (17,8%).

O indicador no acumulado no ano ampliou 9,5%, puxado pela atividade de Serviços prestados às famílias (29,1%), que apontou a mais expressiva variação positiva. E, no indicador do acumulado nos últimos 12 meses cresceu 0,2%, impulsionado apenas por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,4%).

Com relação à receita nominal de serviços, houve expansão de 33,8% na comparação com julho de 2020. O indicador no acumulado no ano ampliou 10,6% e o indicador no acumulado nos últimos 12 meses cresceu 0,7%.

Turismo

No que tange ao volume das atividades turísticas, na comparação com o mês imediatamente anterior, a atividade apresentou expansão de 6,1%, resultado superior à média nacional (0,5%), motivada principalmente, pela manutenção do funcionamento de hotéis, pousadas e demais estabelecimentos de alojamento, templos religiosos e igrejas, clubes sociais, recreativos e esportivos, contribuindo para atração e movimentação de turistas no estado.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume das atividades turísticas na Bahia expandiu 271,7%. É importante ressaltar que, em termos de variação, a Bahia contabilizou a taxa mais expressiva e maior alta da série histórica iniciada em 2012. Esse resultado se deve, em parte, à queda de 72,7% registrada em julho do ano passado e pela flexibilização de algumas atividades relacionadas ao setor.

Com relação à receita nominal, houve expansão de 280,2% na comparação com julho de 2020. O indicador no acumulado no ano ampliou 24,1% e o indicador no acumulado nos últimos 12 meses cresceu 8,8%.

Acesse o boletim  Clique aqui!

Veja também

Vídeo: Ativistas climáticos colam as mãos no asfalto com cola instantânea; ao menos 52 foram presos

Centenas de ativistas realizaram em Londres (Reino Unido), na manhã desta segunda-feira (25), um protesto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!