segunda-feira 11 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Vídeo
Home / NOTÍCIAS / Viúva de Eduardo Campos e o suposto apoio a Jair Bolsonaro
sábado 12 de outubro de 2024 às 13:37h

Viúva de Eduardo Campos e o suposto apoio a Jair Bolsonaro

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Circula nas redes sociais uma mensagem atribuída a Heloísa Campos, que seria a viúva de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco (2007-2014). O texto faz críticas ao presidente Lula da Silva (PT) e elogia Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Nikolas Ferreira (PL-MG) seria falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​.

“Heloisa Campos Viúva de Eduardo Campos: Amigos, pelo que a vida me ensinou, hoje estou mais tranquila, pois apesar de toda essa bagaceira aprendi algumas coisas observando o mundo e em relação à situação do país podem ficar tranquilos; o que Lula está fazendo é absolutamente previsível, ele está chegando ao final da carreira, não fez sucessor apesar do grande estrago que o PT fez na nossa sociedade, isso vai passar, tudo passa! […] o surgimento de um movimento escondido gigante de direita que ninguém poderia prever, ninguém previu, e um Bolsonaro que nem mãe Dinah e Nostradamus previram […] E quantos novos líderes a direita não levantou? Temos Tarcísio, Nikolas, Gayer e muitos outros. A esquerda só ganha entregando emendas milionárias, nos “acordos entre amigos”, mas isso também vai acabar. Somos muitos. Somos gigantes e unidos somos infalíveis”

– Trechos da mensagem que circula nas redes sociais

Falso

A mensagem foi falsamente atribuída à viúva de Eduardo Campos – o político faleceu dia 13 de agosto de 2014 em um acidente aéreo. O texto desinformativo erra o nome da mulher, que não é Heloísa Campos, mas Renata Campos. Não existe nenhuma conta oficial de Renata que mostre a nota em questão. Pedro Campos (PSB-PE), deputado federal e filho do casal, já se pronunciou no X (antigo Twitter), no início do ano, afirmando que “Heloísa Campos” não existe e pediu para que parem de associar o nome de seus pais a uma “figura deplorável como Bolsonaro”.

A Lupa monitorou que a mensagem circula nas redes sociais desde 2023, mas em versões diferentes. Algumas dessas versões não mencionam o nome de Renata ou Heloísa como autoras do texto. Além disso, Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Nikolas Ferreira, por exemplo, não são citados em algumas publicações do ano passado.
Também é possível observar que, a partir do início deste ano, o texto que já circulava nas redes passou a ser atribuído à viúva de Eduardo Campos. Ao Estadão Verifica, a assessoria de imprensa de Pernambuco do Partido Socialista Brasileiro (PSB) negou, em fevereiro, que Renata seja autora da mensagem.

Veja também

Ano de 2024 deverá ser o mais quente já registrado, diz ONU

Este ano está prestes a bater o recorde de calor de 2023, com vários meses …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!