sexta-feira 19 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / VÍDEO: Vereador aponta arma para colega em sessão e é preso
sexta-feira 25 de março de 2022 às 06:21h

VÍDEO: Vereador aponta arma para colega em sessão e é preso

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O vereador de Querência (MT), Neiriberto Erthal (PSC), foi preso na noite desta última quinta-feira (24), em Cuiabá (MT), três dias depois de apontar uma arma em direção ao parlamentar Edimar Batista (PDT), durante uma sessão. Erthal deve responder por ameaça, porte ilegal e tentativa de homicídio.

Erthal foi detido em uma ação em conjunto entre a delegacia de Querência e equipes da GCCO (Gerência de Combate ao Crime Organizado). Ele estava hospedado em um hotel de Cuiabá.

Assista abaixo:

De acordo com o delegado de Querência, Rogério Gomes Rocha, apesar de o vereador ser sargento aposentado, ele não tinha autorização para porte de arma. A Polícia Civil informou que a arma ainda não foi localizada.

“Ele não possui autorização para portar arma pela condição que ele foi para reserva. A própria corporação não outorgou a ele essa autorização. São casos excepcionais, geralmente os militares têm porte de arma ainda que aposentados”.

Gomes explicou que o pedido de prisão preventiva foi feito após tentativas do vereador de dificultar a investigação, inclusive usando a influência parlamentar. Além disso, Erthal deixou a cidade de Querência.

“Ele foi ouvido na delegacia, porém não apresentou a arma ou a documentação. Orientamos que apresentasse o mais rápido possível a arma usada no crime. Passou a dificultar dizendo que havia a perdido”.

Ao ser ouvido novamente após a prisão, o parlamentar manteve a versão de que havia perdido a arma. Para o delegado, a explicação é “fantasiosa”. Os policiais encontraram apenas um coldre e munições diferentes da arma que ele afirma ter autorização.

Discussão durante sessão

Neiriberto Erthal apontou a arma parao vereador Edimar Batista (PDT) durante uma discussão entre os dois na Câmara Municipal na segunda (21). Na ocasião, Batista se posicionou de maneira contrária ao projeto que prevê aumentar para 11 o número de vereadores da cidade, que hoje tem nove.

A matéria também estipula o pagamento de 13º salário aos parlamentares. De acordo com nota da Câmara de Querência, a discussão também teve trocas de socos. Em determinado momento, a Polícia Militar tentou separar os vereadores.

Erthal então sacou uma arma e apontou para Edimar. Apesar de não ter havido disparo, a Polícia Civil investiga a possibilidade do vereador ter acionado o gatilho. As imagens das câmeras de segurança serão analisadas para confirmar a hipótese.

“Por enquanto ele está preso. A arma não disparou por circunstâncias que ainda não sabemos, até porque ela ainda não foi localizada e ele não apresentou a arma. Uma das hipóteses é de falha ou de que ela não estivesse com munição. Pode ter havido uma pane ou má operação por conta do atirador”.

‘Fato esdrúxulo’

No pedido de prisão preventiva, o juiz Thalles Nóbrega Miranda, da Vara Única de Querência, afirmou que o fato ocorrido durante a sessão é “esdrúxulo” e destacou que o vereador agiu com “desrespeito às leis”.

“As condições de lugar, tempo e impulsividade do agente [Neiriberto Erthal] demonstram que o representado agiu de forma audaciosa, no mínimo, demonstrando profundo desrespeito às leis”.

O magistrado ressaltou ainda, conforme narrado pelo delegado, as expressões corporais do vereador no momento em que apontou a arma não coadunam com a versão de que a mesma estava sem munição.

De acordo com a decisão, a prisão preventiva foi justificada pela garantia de ordem pública e garantia de aplicação da lei penal. Thales ainda criticou a postura da Câmara Municipal já que, com o vereador em liberdade, poderia participar das sessões constranger vítimas ou testemunhas.

“Até o presente momento não tomou qualquer providência concreta em relação à responsabilidade do vereador, o que traduz indícios veementes de que, em liberdade, coloca em xeque a garantia da aplicação da lei penal e conveniência da instrução”.

O UOL diz que não localizou a defesa de Neiriberto Erthal. O presidente da Câmara de Querência, vereador Telmo Brito (PDT), não atendeu as ligações da reportagem.

Veja também

Saiba quem são os 14 integrantes do ‘clube dos US$ 100 bilhões’ na lista da Forbes

O “clube dos US$ 100 bilhões”, grupo que reúne bilionários com fortunas de 12 dígitos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas