O pastor Silas Malafaia voltou a direcionar críticas ao presidente Lula da Silva (PT) e à primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Em vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter) na quinta-feira (3), Malafaia utiliza recursos de inteligência artificial (IA) para ironizar o casal presidencial no contexto do debate sobre a taxação dos super-ricos.
Assista:
Na montagem, o personagem que representa Lula chama a primeira-dama de “Esbanja” e faz uma referência à ostentação: “Esbanja, querida, como é boa a vida de rico. Vinhos caros, jantar com amigos banqueiros. Se fui pobre um dia, nem lembro mais”. A produção de 33 segundos traz ainda a narração de uma mulher que acusa o casal de levar uma vida de luxo às custas do dinheiro público.
“Lula e Janja são o casal super rico do Brasil. Jantares requintados, viagens caríssimas, roupas de grife. Haja dinheiro público. Ele está do lado dos bancos, dos banqueiros, dos ricos. Essa é a verdade”, afirma a voz feminina no vídeo.
A publicação de Malafaia se insere em um momento de embate político em torno da proposta do governo federal de taxar grandes fortunas e fundos exclusivos, uma medida voltada à chamada “tributação dos super-ricos”. O pastor, uma das principais lideranças evangélicas alinhadas à direita, tem sido crítico contumaz do governo petista e da atuação de figuras do Congresso, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que também virou alvo de campanhas irônicas nas redes sociais, onde foi apelidado de “Hugo Nem-se-importa”.
A postagem de Malafaia repercutiu entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros críticos do atual governo, ao mesmo tempo em que gerou reações de repúdio por parte de aliados do Planalto. Procurado, o Palácio do Planalto não se manifestou até o momento.