quarta-feira 18 de maio de 2022
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández
sexta-feira 10 de dezembro de 2021 às 15:45h

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández

MUNDO, NOTÍCIAS


O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar segundo a RFI, diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu eleitorado. A visita ao país hermano deverá marcar uma clara diferenciação com o presidente Jair Bolsonaro, no que seria um pontapé para a pré-campanha eleitoral de Lula à Presidência. A proximidade de Lula com o governo argentino volta a afastar o presidente Jair Bolsonaro de Alberto Fernández.

Quando Lula discursar em português no começo da noite desta sexta-feira (10) na Praça de Maio, será o primeiro estrangeiro a falar a uma multidão no emblemático palco popular dos argentinos. A cena ilustra o protagonismo que Lula terá como convidado especial para o chamado “Festival Cidadão” com o qual o governo argentino procura renovar o seu vínculo com o eleitorado, depois da dura derrota nas eleições legislativas de 14 de novembro, quando o Peronismo sofreu o seu maior revés na história.

A visita de Lula também acontece quando a vice-presidente Cristina Kirchner enfrenta momentos cruciais nos processos em que é acusada de corrupção. A história recente de Lula é uma peça fundamental para reforçar a teoria defendida por Kirchner de ser vítima de uma perseguição política e judiciária.

“Lula tem muitos atrativos para ser uma figura fundamental e sustentar a tese do ‘lawfare’, mas também para validar uma coalizão de governo na Argentina que acaba de perder as eleições legislativas”, explica o politólogo e diretor da consultoria Synopsis, Lucas Romero.

Veja também

Líder do Governo na AL-BA dialoga com comunidade LGBTQUIA+

“É lamentável, mas necessário, que no século XXI a gente tenha que construir uma lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!