segunda-feira 22 de julho de 2024
Lula e Jake Sullivan - Foto: Ricardo Stuckert)
Home / Mundo / MUNDO / Venezuela está no centro da nova relação entre Brasil e Estados Unidos
terça-feira 6 de dezembro de 2022 às 08:51h

Venezuela está no centro da nova relação entre Brasil e Estados Unidos

MUNDO, NOTÍCIAS


O Brasil terá papel central segundo o portal 247 na reconstrução das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Venezuela, no momento em que há uma pressão crescente para a redução das sanções contra o governo de Nicolás Maduro e a retomada das importações de petróleo. Este foi um dos temas centrais do encontro entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o assessor especial Jake Sullivan, um dos principais assessores de Joe Biden.

No encontro, o governo eleito foi claro e sinalizou que a solução só pode ser política e pelo diálogo. “Sanções e planos de invasão, como se pensou no passado, não funcionam. Pensar em derrubar o governo Maduro não é o caminho”, apontaram fontes do governo brasileiro.

“Falou-se da Venezuela, da necessidade de encontrar uma solução. Sem entrar em muitos detalhes, Lula recordou o Grupo de Amigos da Venezuela, a participação dos EUA na época do ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell e a necessidade de que haja uma eleição que possa ser considerada justa e que aceitarão quem for o ganhador”, disse o embaixador Celso Amorim, que participou do encontro. “Lula falou da importância de ter contato real, reconhecer as realidades, lembrou experiência do passado, do diálogo”, acrescentou.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, “há expectativa de recomposição imediata das relações entre Brasília e Caracas e que Lula seja uma espécie de mediador na relação entre EUA e Venezuela”.

Veja também

Maternidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador é destaque em atendimento humanizado pelo SUS

Às 7h42 de 2 de junho de 2024, a enfermeira Carina Aguiar Pitanga Suares, de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!