terça-feira 12 de novembro de 2024
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
Home / NOTÍCIAS / Vendas do comércio no Brasil caem 0,3% em agosto, menos do que o esperado
quinta-feira 10 de outubro de 2024 às 09:45h

Vendas do comércio no Brasil caem 0,3% em agosto, menos do que o esperado

NOTÍCIAS


O volume de vendas do comércio varejista recuou 0,3% em agosto, na comparação com o mês anterior, após ter registrado alta de 0,6% em julho, divulgou nesta quinta-feira (10) o IBGE.

Na comparação com agosto do ano passado, as vendas cresceram 5,1%, a 15ª taxa consecutiva no campo positivo. O acumulado no ano chegou a 5,1%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4%.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,50% na comparação mensal e de avanço de 3,60% sobre um ano antes.

“O comportamento do comércio em 2024 ainda é positivo, apenas em junho tivemos resultado efetivamente negativo (-0,9%). O aspecto negativo do resultado de agosto é o fato de quatro das oito atividades pesquisadas terem registrado queda significativa, três ficarem estáveis e só uma ter apresentado alta”, afirmou Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Sete das oito atividades ficaram no campo negativo em agosto. A queda mais intensa foi em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,9%). As vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%), Móveis e eletrodomésticos (-1,6%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,4%), Combustíveis e lubrificantes (-0,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%) também encolheram. O único setor que mostrou crescimento entre julho e agosto de 2024 foi Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,3%).

Veja também

Hugo Motta sobre escala 6×1: Me preocupa muito essa PEC; temos que ouvir quem emprega

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) disse nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!