quinta-feira 28 de março de 2024
Foto: Assessoria
Home / POLÍTICA / Tramita na Câmara de Salvador projeto que cria a Guardiã Maria da Penha
quarta-feira 3 de junho de 2020 às 11:14h

Tramita na Câmara de Salvador projeto que cria a Guardiã Maria da Penha

POLÍTICA


Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) indicou ao prefeito ACM Neto a criação da Guardiã Maria da Penha, no âmbito da Guarda Civil Municipal. O objetivo é combater a violência contra a mulher por meio da atuação preventiva e comunitária da corporação.

Apenas no mês de janeiro, cerca de 980 casos de violência contra a mulher foram registrados na capital baiana, um a cada 45 minutos, segundo dados das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher. “Esta é a triste realidade de Salvador e da Bahia, contra a qual tem sido cada vez mais difícil lutar. Portanto, é bastante oportuno que nossa capital conte com esse grande reforço, aproveitando ainda mais o competente trabalho da Guarda Municipal”, defende Ireuda.

Nos últimos dois anos, 10.864 medidas protetivas foram deferidas pela Justiça na Bahia, representando apenas 37,3% dos 29.089 processos de violência contra o gênero feminino abertos no mesmo período no Estado. Atualmente, há 85.059 ações penais em curso.

“Entendemos que o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio opera em pelo menos três grandes frentes: conscientização, com o objetivo de se mudar gradualmente a maneira como as pessoas pensam sobre o problema, repressão e punição. Portanto, quanto mais investimentos tivermos nesses âmbitos, melhor”, acrescenta a vereadora.

Atualmente, a Polícia Militar da Bahia conta com a Ronda Maria da Penha. Ireuda lembra ainda que municípios, como Alagoinhas, já desenvolvem ações preventivas e de proteção à vítima de forma integral.

Veja também

Sem esperar Haddad, frentes se unem para zerar imposto da cesta básica de imediato

Uma coalizão de 24 frentes parlamentares do Congresso elaborou um projeto de lei complementar para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas