terça-feira 16 de julho de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / TJ-BA alcança 239 unidades com novas instalações de links de internet 
terça-feira 16 de janeiro de 2024 às 08:43h

TJ-BA alcança 239 unidades com novas instalações de links de internet 

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), tem trabalhado para proporcionar, cada vez mais, tecnologia, conexão e acessibilidade aos jurisdicionados. Com o apoio do Presidente do Judiciário, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, 239 unidades, que representam 92% do total, foram atendidas com novas instalações de links de internet, beneficiando, de forma direta, 193 comarcas, o que significa 95% do total.

“A atual infraestrutura proporciona uma internet até 10 vezes mais rápida e estabelece um avanço substancial em relação ao sistema anterior, o que interfere diretamente na melhoria de acesso, tanto aos Sistemas Judiciais, como aos outros serviços que dependem da internet”, explica o Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), Ricardo Neri Franco.

Ainda segundo o Secretário da Setim, a nova rede SD-WAN representa um marco significativo na modernização tecnológica do TJ-BA. Uma das suas principais características é a conexão direta e segura à internet, com a capacidade de utilizar dois links simultâneos de provedores locais distintos. Essa abordagem assegura a continuidade do serviço, reduzindo a possibilidade de interrupções e melhorando a resiliência da rede.

“Essa modernização da infraestrutura de rede representa o compromisso em oferecer serviços judiciais de alta qualidade. A conexão eficiente é essencial para a prestação ágil da justiça, beneficiando tanto os profissionais do sistema quanto os cidadãos que buscam acesso a esses serviços”, acrescenta o Secretário Ricardo Neri.

Ele, também, destaca a economia proporcionada por esse novo modelo em comparação com o sistema anterior e afirma que o SD-WAN otimiza os custos operacionais, representando uma decisão estratégica e financeiramente vantajosa para o TJ-BA.

Os equipamentos modernos, utilizados nesse projeto, garantem a estabilidade e a segurança necessárias ao ambiente judiciário. Além disso, um serviço de monitoramento em tempo real permite que a equipe de Tecnologia da Informação do TJ-BA identifique e resolva qualquer problema de conectividade de forma ágil, garantindo a eficiência contínua das operações.

Durante a gestão do Presidente do TJ-BA, Des. Nilson Soares Castelo Branco, foram investidos R$ 74 milhões em equipamentos e conexão de internet, reforçando o compromisso assumido de aprimorar a prestação jurisdicional no 1º Grau.

A infraestrutura adquirida pelo TJ-BA permite à Justiça ser mais célere, eficiente e produtiva, dando suporte ao Balcão Virtual, às Salas Passivas, ao Núcleo de Justiça 4.0 e ao Juízo 100% Digital.

Veja também

Brasil leva “Oscar do Turismo” como melhor destino para cruzeiros da América do Sul

Pela terceira vez seguida, o Brasil foi eleito o melhor destino para cruzeiros da América …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!