sábado 12 de julho de 2025
João Campos (PSB): gestão do prefeito de Recife com contratos em análise no TCU - Foto: Brenno Carvalho/Ag. O Globo
Home / JUSTIÇA / TCU investiga contratos milionários da administração de João Campos
sexta-feira 20 de junho de 2025 às 07:47h

TCU investiga contratos milionários da administração de João Campos

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou investigações sobre irregularidades em contratos milionários da gestão de João Campos no Recife. As apurações, que começaram em maio, envolvem três empresas, incluindo uma de Minas Gerais, contratadas para manutenção de escolas e unidades de saúde.

As suspeitas incluem pagamentos duplicados e uso indevido de recursos federais, com base em denúncias anônimas. O caso já estava sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco e do Ministério Público Federal (MPF). A gestão de Campos é questionada por não realizar licitações específicas e por possíveis desvios na prestação de serviços.

Detalhes das Investigações

A empresa mineira Sinarco é apontada como conectada a duas empresas pernambucanas, Alca Engenharia e Max Construções, que também têm contratos com a prefeitura. O TCU, sob a relatoria de Antonio Anastasia, realizará uma auditoria detalhada nas contratações. As denúncias anônimas foram enviadas tanto ao TCU quanto ao TCE e ao MPF, indicando a possível utilização de recursos do Fundeb e do SUS.

A Prefeitura do Recife, em resposta, afirmou que ainda não foi notificada pelo TCU, mas se coloca à disposição para esclarecimentos. A administração defende que todas as contratações seguiram rigorosamente a legislação, com foco em legalidade, eficiência e economia. A prefeitura também garante que o processo licitatório foi realizado de forma regular.

Os procedimentos abertos no TCU são sigilosos e passarão pela Unidade de Auditoria Especializada em Contratações (AudContratações). A investigação busca indícios de improbidade administrativa nas contratações, com a expectativa de que novos desdobramentos ocorram à medida que as análises avançam.

Veja também

Bitcoin encosta em US$ 119 mil e renova recorde, em ambiente favorável para o ativo

O bitcoin operou em alta nesta sexta-feira (11) voltando a renovar a sua máxima histórica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!