A candidata à Prefeitura de São Paulo, a deputado federal Tabata Amaral (PSB), denunciou que está sendo vítima de deepfake. Ela alegou que perfis na internet têm criado e compartilhado montagens com fotos suas, fazendo parecer que ela está ‘sensualizando’. Na sexta-feira, a deputada federal concedeu uma entrevista a jornalistas e revelou que registrou a ocorrência na polícia.
“Encaminhamos para a polícia, vão abrir uma investigação, [e eu] já fiz o BO porque criminoso a gente trata desse jeito. Não sei quem foi que produziu as imagens, não posso fazer uma acusação sem prova, mas eu espero, de verdade, que a Justiça, nos próximos dias, porque a eleição tá correndo, possa dizer quem fez as imagens e possa penalizar”
Posteriormente, a campanha da candidata do PSB corrigiu a informação, esclarecendo que Tabata Amaral havia registrado uma notícia-crime na Justiça, alegando injúria eleitoral. Na ação, foram anexadas imagens de publicações feitas na rede social X e no fórum de jogos Outer Space.Essas imagens manipuladas mostram uma mulher com um rosto semelhante ao de Tabata, fazendo uma pose sensual. Em uma das postagens, um usuário questiona: “O que Tabata Amaral não faz pra ganhar o eleitor?”. Outra postagem tinha mais de 196 mil visualizações.
Segundo a checagem do projeto Comprova, as postagens mentem ao divulgar as imagens de uma criadora de conteúdo adulto e associá-las à candidata. Especialistas em fotografia e deepfake confirmaram a manipulação das imagens.
O que é Deepfake?
Deepfake é uma tecnologia de inteligência artificial que permite a manipulação de imagens e vídeos, substituindo rostos, sincronizando movimentos labiais, expressões e outros detalhes. Atualmente, a ferramenta é massivamente usada de maneira maliciosa, principalmente na produção de imagens e vídeos adultos.