terça-feira 24 de junho de 2025
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura - Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / SuperAgro: Brasil chega a 182 mercados abertos nos últimos 20 meses, diz Fávaro
quarta-feira 4 de setembro de 2024 às 20:15h

SuperAgro: Brasil chega a 182 mercados abertos nos últimos 20 meses, diz Fávaro

NOTÍCIAS


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta quarta-feira (4) a abertura do mercado de abacates para o Japão. Com esse anúncio, O Brasil chega a 182 novos mercados abertos para produtos agrícolas em 53 países durante os 20 meses do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A declaração de Fávaro ocorreu na 4ª edição da revista Exame SuperAgro, evento promovido pela revista EXAME e que se consolidou como um dos principais fóruns sobre agronegócio do país.

“Chegamos a 182 mercados com a abertura do abacate para o Japão nesses 20 meses de governo. São 53 países que não tinham relação comercial com o Brasil”, disse.

O ministro também afirmou que o governo está comprometido em trabalhar para que a produção de alimentos dobre de tamanho sem a necessidade de abrir novas áreas para o plantio.

Segundo ele, dos 100 milhões de hectares de pastagem no Brasil, pelo menos 40 milhões são propícios para a produção de grãos e outros alimentos.

“Estamos falando em dobrar a produção sem derrubar uma árvore. Essa é a contribuição brasileira para a segurança climática e de alimentos no mundo”, afirmou.

O ministro ainda destacou que é responsabilidade de todos trabalhar pela preservação ambiental, conciliando produção e sustentabilidade.

“O que nos trouxe até aqui não vai nos levar ao futuro. Eu, como muitos, fiz a peregrinação de colonização para o Mato Grosso e outros estados. É fato também que, dentre todos os ativos para essa produção de alimentos e energia, o principal ativo é o clima. Não adianta ter máquinas e equipamentos se não tivermos clima, com chuva na hora certa e sol na quantidade certa. De nada adianta tecnologia se formos um deserto para produzir”, concluiu.

Veja também

Senadores cobram Itamaraty por resgate de brasileira em trilha na Indonésia

Em um apelo formal ao Ministério das Relações Exteriores, o senador Romário (PL-RJ) solicitou nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!