terça-feira 15 de julho de 2025
Home / JUSTIÇA / STJ marca julgamento de recurso de Robinho para diminuir pena por estupro
quarta-feira 18 de junho de 2025 às 07:14h

STJ marca julgamento de recurso de Robinho para diminuir pena por estupro

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta última terça-feira (17) que julgará em 6 de agosto um recurso do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, no caso em que foi condenado por estupro. A defesa do atleta tenta reduzir a pena imposta pela Justiça italiana, onde ele foi sentenciado a nove anos de prisão, inicialmente em regime fechado. Ele está preso desde março de 2024 no Centro Penitenciário Tremembé II.

O julgamento será na Corte Especial do STJ, composta pelos ministros mais antigos da Corte. Em março do ano passado, o colegiado ordenou o início imediato do cumprimento da pena definida pela Justiça da Itália. Desde então, Robinho está preso e acumula derrotas judiciais também no Supremo Tribunal Federal.

Os advogados do ex-jogador alegam que a pena de Robinho deveria ser não de nove anos, como decidido pela Justiça italiana, mas de seis. Se essa tese for aceita pelos ministros, o atleta passará ao regime semiaberto.

Por outro lado, a União Brasileira de Mulheres (UBM), integrante do processo, tem afirmado ao STJ que não cabe ao Brasil mudar a pena de Robinho. Os advogados da entidade Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes apontam que a Justiça brasileira precisa apenas cumprir a decisão daquele tribunal.

Ex-jogador da seleção brasileira foi condenado por estupro coletivo

Robinho foi condenado por estupro de uma jovem albanesa em 2013, quando jogava no Milan. O caso aconteceu em uma boate italiana, e outros cinco amigos do ex-jogador também estavam envolvidos. Um deles, Roberto Falco, também está preso.

Na Itália, Robinho foi condenado nas três instâncias, sendo a última em 2022. Na época, ele já havia retornado ao Brasil. O governo italiano, então, fez um pedido de extradição. Como o País não extradita brasileiros, a Justiça italiana pediu que a sentença de nove anos de prisão fosse cumprida no Brasil.

Veja também

Conselho de Ética suspende André Janones por agressão ao deputado Nikolas Ferreira

O deputado federal André Janones (Avante-MG) teve seu mandato suspenso por 90 dias, a tendência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!