sábado 20 de abril de 2024
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Home / DESTAQUE / STF reforça segurança pessoal dos 11 ministros
segunda-feira 6 de setembro de 2021 às 13:52h

STF reforça segurança pessoal dos 11 ministros

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Em nenhum momento desde a redemocratização isso ocorreu: mas nos últimos dias, e nesta terça-feira, Sete de Setembro, todos os 11 ministros do Supremo Tribinal Federal estão com sua segurança pessoal reforçada.

Segundo a coluna de Bel Megale, além do reforço à guarda dos prédios (o principal e os anexos) do STF, foi designado um protocolo de vigilância sobre as casas dos ministros, que também foram orientados a não estar em locais públicos desacompanhados, sobretudo em Brasília e São Paulo, onde são aguardados os atos mais numerosos no Dia da Independência.

Nem no mensalão, conforme apurou Megale, nem nos momentos mais duros da Lava Jato, nem quando tiveram de decidir sobre questões de grande apelo popular, como na semana passada, ocasião em que se debruçaram sobre o marco temporal, os ministros tiveram de, todos simultanemante, ser protegidos por força policial.

Em alguns momentos de extrema mobilização política, alguns ministros chegaram a ser hostilizados em locais como restaurantes, padarias e voos comerciais. Alguns desses incidentes foram mais ruidosos, como quando recentemente Ricardo Lewandowski pediu investigação da Polícia Federal ao ser abordado num avião.

Mas o temor por parte da instituição quanto à integridade física de seus integrantes, indistintamente, graças à exortação, inclusive do presidente da República, para que sejam confrontados, é inédita e de gravidade ímpar.

Essa é uma das muitas demonstrações de algo que tem de estar no horizonte quando se analisar os atos desta terça: haja ou não alguma tentativa efetiva de ruptura institucional, já avançamos muitas casas no limite do impensável para um país que se quer democrático.

Veja também

Roberto Campos Neto diz que possibilidade de corte menor dos juros não é guidance

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reforçou em reunião com investidores em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas