quarta-feira 16 de julho de 2025
Hugo Motta | Foto: Bruno Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Sob pressão, Hugo Motta quer deputado baiano como relator da CPMI do INSS
sexta-feira 20 de junho de 2025 às 05:54h

Sob pressão, Hugo Motta quer deputado baiano como relator da CPMI do INSS

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Pressionado para decidir sobre a relatoria da CPMI do INSS, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou a senadores que está entre três nomes para o posto – um deles é o do baiano Elmar Nascimento (União Brasil). A decisão, segundo a revista Veja, não deve ser tomada no “afogadilho”, relatou o paraibano aos parlamentares.

Um dos participantes dessa conversa foi o senador Omar Aziz (PSD-AM), cotadíssimo para presidir os trabalhos da comissão mista de inquérito. Motta tem revelado sua preferência por um deputado de centro, apesar da ofensiva da oposição para emplacar o responsável pela missão.

Também esta semana, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), chegou a argumentar com Motta que, por definição dos regimentos das Casas e do Congresso, CPIs e CPMIs são instrumentos da minoria, em uma tentativa de persuadi-lo a ceder a relatoria à sigla de Jair Bolsonaro.

O Radar mostrou que, pensando que teriam essa prerrogativa, dois deputados do Partido Liberal que se apresentam como idealizadores da CPMI, Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e Coronel Fernanda (PL-SP), disputavam, nos bastidores, quem relataria a investigação parlamentar. Foi em vão, e o argumento do líder da legenda não colou.

Sóstenes, então, sugeriu ao paraibano o nome de Mendonça Filho (União Brasil-PE) – um deputado considerado “isento”. Motta ouviu a recomendação sem se manifestar.

O presidente da Câmara pretende evitar que a comissão sobre corrupção no INSS vire palco para os opositores achincalharem o governo Lula. Por outro lado, também não simpatiza com a possibilidade de escalar um governista para o cargo. O objetivo é garantir que o colegiado tenha liberdade para investigar e não seja usado como ferramenta para blindar o Executivo.

Veja também

Eleição do PT na Bahia tem denúncia de mortos como eleitores e caso deve ir à Justiça

Integrantes do PT da Bahia pediram impugnação da eleição interna do partido após identificarem mortos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!