Aposentado pelo INSS, o senador Jayme Campos (União Brasil-MT) afirma ter percebido na semana passada que vem sofrendo descontos não autorizados de uma associação cearense em seu benefício pelo menos desde março do ano passado, totalizando pouco mais de R$ 1.000 no período.
O advogado do senador, Felipe Carapeba Elias, enviou ao Radar extratos do INSS de Campos que mostram descontos de 77,86 reais no contracheque de março de 2024 e de 81,57 reais na folha de abril deste ano a título de contribuição para a Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas (CAAP), com sede em Fortaleza (CE).
A informação foi revelada inicialmente pelo portal g1.
Possivelmente agora uma vítima do esquema bilionário de descontos fraudulentos descoberto no INSS, o parlamentar matogrossense assinou o pedido de criação de uma CPMI para investigar o escândalo, que, segundo informações da Polícia Federal, se estende há pelo menos cinco anos.
“O senador nunca autorizou nenhum desconto e nem sabia que estava sendo descontado. Ele foi pego de surpresa quando foi verificar o extrato deste último mês”, disse Carapeba Elias ao Radar. O advogado acredita não ter havido intenção específica de fazer de Jayme Campos mais um dos alvos do esquema. “Provavelmente foi aleatório”, afirmou.