domingo 21 de julho de 2024
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Senado se articula com Judiciário contra Jair Bolsonaro
segunda-feira 16 de maio de 2022 às 15:27h

Senado se articula com Judiciário contra Jair Bolsonaro

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Com o objetivo de confrontar as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral do Brasil, um grupo de senadores criaram de acordo com a Reuters, uma ‘Cúpula do Poder Judiciário’.

Segundo a agência, a finalidade do grupo, de acordo com senadores e envolvidos nos acordos, é defender as urnas eletrônicas, impedir que eventuais discursos considerados golpistas ou de desestabilização das instituições ganhem terreno em círculos militares e civis e garantir a democracia brasileira.

Ainda de acordo com a Reuters, em caso de derrota de Bolsonaro nas eleições, existe uma preocupação de evitar, ou ao menos diminuir, a possibilidade de atos violentos numa transição de governo, uma repetição à brasileira do ataque de 6 de janeiro do ano passado ao Capitólio dos Estados Unidos após a derrota de Donald Trump para Joe Biden.

As conversas começaram há cerca de um mês de maneira reservada entre senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com as fontes da Reuters, e já houve resultados práticos dessas tratativas, principalmente em posicionamentos mais incisivos de autoridades.

Veja também

Governo Milei expõe grave fraude na Argentina envolvendo pensões durante gestões anteriores; entenda

O recente governo argentino liderado por Javier Milei trouxe à luz uma série de irregularidades e fraude …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!