quinta-feira 25 de abril de 2024
Home / NOTÍCIAS / SEI comemora 67 anos de história de planejamento na Bahia
sexta-feira 27 de maio de 2022 às 15:30h

SEI comemora 67 anos de história de planejamento na Bahia

NOTÍCIAS


Estado foi pioneiro no Brasil na criação de um órgão de informação para subsidiar o planejamento

O serviço oficial de pesquisa, estatística e geoinformação do Governo da Bahia completa 67 anos de história e contribuições para o planejamento. A data é marcada pela criação da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), em 27 maio de 1955, pelo economista Rômulo Almeida, um dos principais entusiastas da ideia de um órgão responsável pela elaboração de estudos e pesquisas que subsidiassem o planejamento governamental.

A criação da CPE pelo Decreto n° 16.261, de 27 de maio de 1955, como órgão de estudo, planejamento, coordenação e controle, constituiu a primeira experiência institucional de planejamento no Brasil. A CPE foi pioneira no país, sendo responsável pela realização de importantes estudos e projetos no estado da Bahia.

Essa foi a semente que resultou, mais tarde, na ampliação do escopo das atividades do órgão, que agregou o Centro de Estatísticas e Informações (CEI), a partir de 1995, resultando na criação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento. A SEI passa a realizar regularmente estudos, pesquisas e estatísticas nas áreas social, econômica e de geoinformação, tornando mais robusto o serviço de informações oficiais do estado da Bahia.

Acesso on-line – As informações geradas pela SEI podem ser acessadas pelo portal do órgão no endereço www.sei.ba.gov.br. Lá, a SEI disponibiliza sua linha editorial, notícias, bancos de dados, além das três plataformas apresentadas a seguir.

Infovis: portal de aplicativos interativos de visualização de dados da Bahia, de diversas áreas como Saúde, Demografia, Segurança, PIB, entre outras, elaborados e produzidos pelo SEIDataLab, o laboratório de dados SEI.

SEIColab: pelo site da SEI, é possível acessar a plataforma SEIColab, um canal de comunicação criado para elaboração de estudos multidisciplinares colaborativos, que permitem contribuições de diversos setores da sociedade.

SEIGEO: mapas, serviços, aplicativos, metadados, publicações e outros documentos produzidos ou sistematizados pela Diretoria de Informações Geoambientais (DIGEO/SEI) estão disponíveis no novo portal de geoinformações.

A Biblioteca da SEI também está on-line e oferece ao público um dos maiores acervos do estado especializado em planejamento e economia. Dispõe de mais de 30 mil volumes, além de 508 títulos de periódicos e relatórios técnicos de diversas instituições nacionais e internacionais. É depositária parcial da ONU, da Comunidade Europeia e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estudos estratégicos: novos ares

A SEI realiza trabalhos sobre temas estratégicos, tais como pobreza, logística, emprego, dentre outros, com recortes regionais e urbanos, que visam oferecer subsídios à formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da Bahia. Busca-se apoiar a criação de programas que considerem as realidades locais, o modelo de gestão, as ações e os procedimentos de avaliação. Promovem-se parcerias com instituições acadêmicas, governamentais e com o terceiro setor e consolidam-se publicações relevantes para o planejamento do estado e para as ações de desenvolvimento social e econômico.

Informações econômicas: além dos números

A economia do estado é aferida e acompanhada por indicadores macroeconômicos e por meio de análises sobre indústria, comércio, agricultura, serviços e comércio exterior, com divulgação através de releases, publicações e boletins mensais e anuais. Também são realizadas análises regionais e setoriais, tomando por base o PIB municipal e o cálculo das contas satélites do turismo, cultura e agronegócio.

Geoinformações: por dentro do território

A SEI planeja, coordena, organiza e executa a produção de cartografia de referência e temática e do mapeamento do uso atual das terras e da divisão político-administrativa da Bahia, com o intuito de dar suporte à formulação de políticas públicas e ao ordenamento territorial do estado. Também realiza estudos climáticos e ambientais e coordena a Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação (Cecar) e a Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado da Bahia (IDE-Bahia).

Informações sociais: conhecer de perto a realidade

A SEI analisa o comportamento dos principais indicadores sociais da Bahia e de cada um de seus municípios, articulando-se com instituições nacionais e internacionais para a realização de trabalhos em parceria. Também realiza estudos sobre demografia e pesquisas sobre mercado de trabalho e condições de vida da população, visando principalmente subsidiar a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Saiba mais sobre a SEI no site https://sei.ba.gov.br/

Veja também

Fundação Pedro Calmon encerra agenda em Bogotá com visita a embaixada do Brasil na Colômbia

Completando a sua última agenda na Colômbia, na última terça-feira (23), representantes da Fundação Pedro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas