Em entrevista ao programa Linha de Frente, da TV Aratu/SBT, conduzida pelo jornalista Pablo Reis, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, ressaltou a vantagem única da capital baiana em relação ao transporte público. Muller destacou que Salvador é uma das poucas cidades no mundo onde é possível utilizar diferentes modais — ônibus, metrô, BRT e até o sistema metropolitano — pagando uma única tarifa.
“Salvador é a única cidade do País — talvez uma das únicas do mundo — que você consegue pegar um ônibus e um metrô; um ônibus, metrô e o BRT; ou ônibus, metrô ou sistema metropolitano; pagando apenas uma tarifa. Em São Paulo, a tarifa é mais barata, mas se você usar essa matriz de deslocamento você vai pagar mais de R$ 9, porque eu tenho ali um Delta X a mais para cada modal que você pega”, explicou o secretário.
No entanto, Muller alertou que essa integração tarifária, embora seja uma grande vantagem para os usuários, não é suficiente para financiar adequadamente o transporte público, especialmente o sistema de ônibus. “Isso na hora de divisão de tarifa, a gente entende que ela não está sendo suficiente para suportar ou financiar o transporte sobre pneus”, completou.