terça-feira 17 de junho de 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
Home / DESTAQUE / Ronaldo Caiado promete anistiar Jair Bolsonaro se for eleito presidente em 2026
quarta-feira 14 de maio de 2025 às 17:15h

Ronaldo Caiado promete anistiar Jair Bolsonaro se for eleito presidente em 2026

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse que vai conceder a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, se ele for eleito presidente em 2026. A declaração durante entrevista à Globonews nesta quarta-feira (14).

O chefe do Executivo goiano está em Nova York para participar de painéis da Brazil Week.

“Ronaldo Caiado, presidente da República: vou anistiar e começar uma nova história no Brasil”, afirmou o governador, antes de reiterar: “Caiado vai, chegando à presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do País.”

A pauta da anistia é defendida pelo bolsonarismo, que vem organizando várias manifestações em defesa dos condenados no Supremo Tribunal Federal pelos atos antidemocráticos que culminaram na invasão e na depredação da sede dos Três Poderes em Brasília.

Aliados também falam em uma “anistia completa”, incluindo o ex-presidente, os militares e os políticos envolvidos na trama.

No Congresso Nacional, com o texto do PL da Anistia travado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, há um projeto em elaboração sobre atenuação das penas dos presos pelos atos.

Caiado ressaltou que foi o primeiro governador a defender a pauta em fevereiro de 2024. Para ele, esse debate “já cansou” e o País sair “dessa crise”.

Ronaldo Caiado lançou sua pré-candidatura à Presidência da República no início de abril. Desde então, aparou arestas com o ex-presidente Jair Bolsonaro e vem participando de atos pela anistia realizados pelos bolsonaristas. Ele tenta viabilizar apoio a sua candidatura, em meio a uma disputa dentro do União Brasil.

Veja também

Nikolas Ferreira ironiza férias de Haddad durante crise do IOF: ‘Fugiu de novo’

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez críticas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!