sexta-feira 19 de abril de 2024
Home / POLÍTICA / Repasse do FPM confirma vitória da UPB no congelamento dos coeficientes
terça-feira 15 de janeiro de 2019 às 08:06h

Repasse do FPM confirma vitória da UPB no congelamento dos coeficientes

POLÍTICA


Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) confirmam o repasse de R$ 311,4 milhões aos 417 municípios baianos na quinta-feira (10), referente ao primeiro decênio de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor confirma que os coeficientes de distribuição do fundo permanecem os mesmos de 2018 para os 56 municípios da Bahia que, de acordo com estimativa do IBGE, registraram decréscimo populacional.

A informação, de acordo com o presidente da UPB, Eures Ribeiro, confirma a conquista dos prefeitos da Bahia nas mobilizações em Brasília pela aprovação da lei de congelamento dos repasses do fundo, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana.

A contagem populacional é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É através dessa estimativa, divulgada pelo IBGE em agosto de 2018, e de indicadores econômicos e sociodemográficos que é repartido o recurso. Com a Lei Complementar nº 165, de 03 de janeiro de 2019, os coeficientes de repartição do FPM permanecem os mesmos de 2018 até que seja realizado um novo Censo Demográfico no Brasil, previsto para 2020.

Veja também

Escalada de atritos entre STF e Congresso preocupa Lula e Alcolumbre manda recado a ministros

O aumento dos atritos entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) preocupa o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas