domingo 16 de janeiro de 2022
Home / NOTÍCIAS / Rede Globo demite veteranos Francisco José e Renato Machado
segunda-feira 29 de novembro de 2021 às 16:55h

Rede Globo demite veteranos Francisco José e Renato Machado

NOTÍCIAS


Dando continuidade em sua atual “política” de desligar nomes experientes do setor de jornalismo, a Globo decidiu conforme o Pleno News, demitir mais dois jornalistas veteranos da casa, ambos com mais de 40 anos de emissora: Francisco José e Renato Machado. Os dois profissionais deixaram a empresa nesta segunda-feira (29), de acordo com o site Notícias da TV.

Segundo o portal, Machado e José se juntam a nomes como Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini, Isabela Assumpção e Linhares Júnior, que também deixaram a emissora recentemente nesta que parece ser uma nova tendência da empresa, a de demitir profissionais experientes.

Renato Machado tem 78 anos e estava na Globo desde 1982. Antes de atuar na emissora carioca, ele trabalhou no Jornal do Brasil por 12 anos. Uma de suas primeiras aparições foi na cobertura de um ano da Guerra das Malvinas, entre Reino Unido e Argentina, para o Jornal da Globo. Em 1983, foi enviado para o escritório da capital britânica.

De volta ao Brasil em 1995, Machado passou a ser editor-chefe e apresentador do Bom Dia Brasil, função que ocupou entre 1996 e 2010. Foi em sua gestão no comando do noticiário que o matinal deixou Brasília e passou a ser ancorado do Rio de Janeiro, além de mudar para uma postura mais factual.

Francisco José, por sua vez, tem 77 anos, com 46 anos somente de Globo. Considerado uma lenda do Jornalismo no Nordeste, o profissional foi um dos primeiros rostos com sotaque de fora do eixo Rio-São Paulo a aparecer no Jornal Nacional. Com o passar do tempo, ele passou a ganhar mais espaço em rede nacional passou a cobrir eventos fora da região.

Desde seu começo na Globo, Chico José, nome pelo qual passou a ser chamado pelos colegas, fazia reportagens para o Globo Repórter. Nos últimos anos, porém, ele passou a se dedicar mais aos trabalhos para o programa semanal e virou praticamente o rosto oficial de matérias sobre as belezas do Brasil.

Veja também

Um economista progressista debate com os neoliberais

Aqui está uma entrevista com Guilherme Santos Mello. É formado pela PUC-SP, ,cientista social pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um dos maiores formadores de líderes empresariais do mundo nasceu no Brasil

error: Content is protected !!