terça-feira 15 de julho de 2025
Ram 3500 2025 - Foto: Katê Takai
Home / NOTÍCIAS / Ram 2500 e 3500 vão ficar mais potentes e econômicas no final do ano; entenda
quinta-feira 12 de junho de 2025 às 12:06h

Ram 2500 e 3500 vão ficar mais potentes e econômicas no final do ano; entenda

NOTÍCIAS


Durante coletiva de imprensa no Festival de Interlagos, a Ram adiantou boas novas para as picaponas 2500 e 3500: elas vão trocar de motor turbodiesel Cummins 6.7. Na realidade, apesar de o motor atual também ser um 6.7, esse que estreará futuramente foi profundamente modificado.

Teve o cabeçote redesenhado, o sistema de admissão reprojetado, e recebeu novos pistões, turbocompressor, válvulas de admissão e escape, além mais pressão no sistema de alimentação. Com isso, sua potência saltou de 377 cv para 436 cv (59 cv a mais), enquanto o torque já beira os 150 mkgf (eram 117). Assim, as Ram 2500 e 3500 ganharão o título de picape turbodiesel mais potente do Brasil.

Ram 3500 2025 – Foto: Ram/divulgação

A transmissão é outra: automática de oito velocidades, a Torqueflite HD, que entra no lugar da atual caixa de seis marchas. Segundo a fabricante, esse novo câmbio faz com que o motor turbodiesel trabalhe em menores rotações, mesmo com mudanças na relação das marchas e do diferencial. Também foi prometido menor consumo de diesel, e redução de ruídos e vibrações.  

Ram 3500 2025 – Foto: Katê Takai

Oficialmente, os números de desempenho e performance devem melhorar, dada a adição de potência e torque, aliada a nova transmissão. Mesmo assim, a Ram diz que essa linha 2500 e 3500 é considerada para trabalho, então prioriza as capacidades de levar carga e rebocar outros veículos. Para que se tenha uma ideia, hoje a 3500 é capaz de carregar mais de 1.750 kg de peso, e puxar mais de 9.000 kg como reboque.  

Ram 3500 2025 – Foto: Katê Takai

Além disso, também mudaram design frontal, traseiro e interno das caminhonetes. A reestilização é discreta: inclui nova grade dianteira (com logo “RAM” mais elevado), faróis em LED redesenhados, além de retoques no parachoque. A traseira estreia novas lanternas, com arranjo interno das luzes, e uma função bacana: nelas estão os sensores para o monitor de ponto-cego, o que deixa o sistema mais preciso.  

Ram 3500 2025 – Foto: Katê Takai

Por dentro, além de novos acabamentos e detalhes retocados, a multimídia cresceu para até 14,5” e recebeu novas funcionalidades e layout repaginado (são 12” hoje).

Ram 3500 2025 – Foto: Ram/divulgação

Essas novidades têm previsão de chegada ao Brasil apenas no final do ano, a partir de setembro, com início das vendas provavelmente como linha 2026. Preços, equipamentos e outros detalhes só serão divulgados depois. 

A marca ainda comentou sobre a volta do motor V8 a gasolina nos EUA, que havia saído de linha no ano passado, mas acabou renascendo após quedas nas vendas e pedida do chefão da marca, Tim Kuniskis. Para o mercado nacional, onde a 1500 usa apenas um 3.0 turbo a gasolina (seis-em-linha), a marca não disse pensar no retorno do V8 num primeiro momento, alegando diversas questões (importação, demanda no exterior, alinhamento com fornecedores de peças e afins). Mas, não o descartou… 

Por lá, o V8 HEMI 5.7 segue rendendo 400 cv de potência com cerca de 57 mkgf de torque, acoplado ao câmbio automático de oito marchas.  

Veja também

Workshop de Manutenção Predial reúne mais de 200 organizações militares

Nos dias 8 e 9 de julho, 201 organizações militares do Exército Brasileiro em todo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!