terça-feira 20 de maio de 2025
Home / DESTAQUE / Quem é Alessandro Stefanutto, presidente afastado do INSS após operação da PF
quarta-feira 23 de abril de 2025 às 14:28h

Quem é Alessandro Stefanutto, presidente afastado do INSS após operação da PF

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo após ser alvo nesta quarta-feira (23) da Operação Sem Desconto da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Polícia Federal sobre um suposto esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Esses descontos eram pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas. Qualquer desconto precisa ter autorização prévia do beneficiário, exceto em casos que envolvem decisões judiciais.

Conforme as investigações, estima-se que o valor de cobranças irregulares chegue a R$ 6,3 bilhões. Na ação, cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumpriram mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisões temporárias no Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Quem é Stefanutto

Segundo o Estadão, Alessandro Antônio Stefanutto é formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui pós-graduação em Gestão de Projetos e especialização em Mediação e Arbitragem pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Além disso, é mestre em Gestão e Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá, em Madrid, Espanha.

Ele já atuou no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e como técnico na Receita Federal. No INSS, exerceu o cargo de Procurador-Geral do órgão entre janeiro de 2011 e julho de 2017.

No mês de julho de 2023, alcançou o posto de presidente do INSS, substituindo Glauco Wamburg. Stefanutto herdou da gestão anterior uma fila de requerimentos com 1,7 milhão de pessoas. Segundo o último Beps (Boletim Estatístico da Previdência Social), o ano de 2024 fechou com mais de 2 milhões de requerimentos.

A operação da PF

Deflagrada nesta quarta-feira, a Operação Sem Desconto tem o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. A investigação conta com cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da Controladoria Geral da União (CGU).

  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Ceará;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • São Paulo;
  • Sergipe.

As investigações da PF revelaram descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios do INSS, como aposentadorias e pensões. Os envolvidos podem ser responsabilizados por corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Veja também

Presidente da Câmara de Salvador busca consenso para atender reivindicação de professores

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), recebeu nesta última segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!