O PT deve lançar candidatos a prefeito em 68 das 103 maiores cidades do País, aquelas que têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno nas eleições municipais deste ano, conforme as regras eleitorais.
Segundo levantamento do Broadcast Político, em 26 municípios o partido do presidente Lula da Silva (PT) apoiará outro partido aliado. Em nove cidades, o PT ainda não decidiu se lançará candidato ou se fará alguma aliança.
O cruzamento de dados feito pelo Broadcast Político leva em conta as cidades em que o PT tem pré-candidatos a prefeito lançados.
Como a campanha eleitoral só começa formalmente em agosto e as convenções partidárias se iniciaram neste mês, é possível que novos candidatos surjam ou que a legenda decida por retirar pré-candidaturas em prol de um aliado local.
Em oito dessas cidades, o Partido dos Trabalhadores lidera as pesquisas de intenção de voto. Em outras cinco, pré-candidatos aos quais o PT está aliado lideram, numericamente, a disputa.
Petistas estão à frente nas corridas pelas seguintes prefeituras:
- Porto Alegre (RS), com a deputada federal Maria do Rosário;
- Nova Iguaçu (RJ), com o pré-candidato Tuninho da Padaria;
- Teresina (PI), com o deputado estadual Fábio Novo;
- Uberlândia (MG), com a deputada federal Dandara Tonantzin;
- Contagem (MG), com a atual prefeita, Marília Campos, que disputa a reeleição;
- Juiz de Fora (MG), com a atual prefeita, Margarida Salomão, que também disputa a reeleição;
- Anápolis (GO), com o deputado estadual Antônio Gomide;
- Camaçari (BA), com o ex-deputado federal e ex-prefeito Luiz Caetano.
O levantamento foi feito com base em pesquisas eleitorais realizadas de março a julho e registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por faltar mais de dois meses para o primeiro turno das eleições, 26 dos 103 municípios não têm nenhum monitoramento do cenário eleitoral desde o início deste ano – com destaque para Boa Vista (RR), única capital em que não há pesquisas registradas até o momento.