quinta-feira 28 de março de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / PT e PSB querem pedir ao TSE maior prazo para definir federação
sexta-feira 21 de janeiro de 2022 às 05:06h

PT e PSB querem pedir ao TSE maior prazo para definir federação

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Após reunião entre as direções nacionais do PT e do PSB na manhã desta última quinta-feira (20), as legendas definiram segundo a revista Veja, que querem encaminhar ao TSE um pedido para que seja ampliado o prazo para a formação de uma eventual federação entre partidos de esquerda e centro-esquerda.

Por ora, a data fixada pela Corte para que as siglas decidam pela configuração é o dia 1º de março. Além de PT e PSB, entrariam na aliança o PV e o PCdoB.

No encontro, estiveram presentes os caciques Gleisi Hoffmann (PT) e Carlos Siqueira (PSB), o secretário-geral do PT e deputado federal Paulo Teixeira, o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) e o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) — grande articulador da possível chapa Lula-Alckmin (este último ainda sem partido).

O principal entrave para que o acordo sobre a federação seja fechado, no entanto, ainda é a definição de candidaturas em estados-chave, principalmente São Paulo e Pernambuco.

Siqueira deixou claro nesta quinta que o partido já vai apoiar candidatos petistas na Bahia, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte, com “palanque a oferecer” no Maranhão e em Alagoas — e que é preciso haver uma contrapartida.

“Há que se ter reciprocidade na construção da unidade política. Vamos iniciar com o PT uma rodada de reuniões nos Estados para aprofundar o debate sobre os nomes aos governos estaduais”, disse o cacique.

No caso de São Paulo, o PT não quer abrir mão de lançar Fernando Haddad e nem o PSB quer abrir mão de França na disputa ao Palácio dos Bandeirantes.

Já no caso de Pernambuco, apesar de ainda indefinida, a questão pode ser um pouco mais simples. O PT já disse que vê o senador Humberto Costa como um bom nome e a própria presidente do partido Gleisi Hoffmann declarou que o virtual candidato do PSB no estado não está inclinado a concorrer.

Veja também

Geraldo Jr. destaca ‘união’ e ‘força do grupo’ após se reunir com lideranças partidárias de Salvador

O vice-governador da Bahia e pré-candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), destacou a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas