segunda-feira 23 de maio de 2022
Foto: Bruno Concha/Secom
Home / NOTÍCIAS / Profissionais da Saúde fazem balanço do primeiro ano de vacinação contra Covid-19
quarta-feira 19 de janeiro de 2022 às 10:05h

Profissionais da Saúde fazem balanço do primeiro ano de vacinação contra Covid-19

NOTÍCIAS


Nesta quarta-feira (19), Salvador completa um ano da primeira aplicação da vacina contra o vírus da Covid-19. Durante esse período, foram muitas as manifestações de gratidão das equipes de profissionais da saúde, pela oportunidade em contribuir para o avanço da vacinação e combate à pandemia.

Na data simbólica não será diferente. À exemplo do que ocorreu ao longo de 2021, os pontos de imunização estarão em pleno funcionamento, com trabalhadores a postos, prontos a contribuir para a proteção da população. São cerca de 2 mil profissionais atuando quase diariamente na missão de vacinar os cidadãos.

A Arena Fonte Nova, um dos locais que atendem a centenas de cidadãos diariamente, é composta por profissionais que vão de auxiliares de limpeza a enfermeiros. A enfermeira e apoiadora da equipe de coordenação do drive, Lorena Gomes, resume esse primeiro ano de vacinação com a palavra-chave “gratidão”. “Ainda que, em alguns momentos, eu senti exaustão, preciso agradecer, pelo fato de também estar podendo contribuir com o avanço da vacinação”, ponderou.

Ela contou que a partir das 5h30 sai de casa, deixando a família em direção ao trabalho, para pegar as doses da vacina e, em seguida, ir para a Arena Fonte Nova. “Nossa rotina começa bem cedo. Assim que eu chego já começo a organizar as baias de vacinação e os materiais, para logo em seguida poder abrir o sistema. É bem corrido mesmo”, revelou.

A equipe de imunização, composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, trabalha em regime de escala e revezamento, com horário de almoço, para não atrapalhar o atendimento ao público.

A enfermeira Lorena ainda destaca o esforço diário de todos os profissionais de saúde, nesse primeiro ano de vacinação. “Estamos durante todo esse período fazendo o melhor possível, para prestar um serviço de qualidade. Aqui, nós vestimos a camisa da vacina”, completou.

Dedicação

Trabalhando no processo de vacinação, a técnica de enfermagem Dislene Nascimento, de 50 anos, lembra que, apesar das dificuldades, sempre esteve disposta a contribuir. “Foi um ano de muito esforço, não adoeci e continuo a ajudar no que for preciso”, afirmou.

Uma das vacinadoras mais conhecidas do drive, a técnica de enfermagem Carlucita Amorim, de 52 anos, relata que o amor pela profissão é maior que os desafios que encontrou pela frente.

“Eu amo vacinar, eu amo o que eu faço, sofremos com o cansaço físico e mental, mas o sentimento de contribuir com a sociedade é maior e mais relevante. Hoje, eu só me sinto um pouquinho triste, pelo fato de que algumas pessoas ainda não vieram se vacinar”, lamentou.

A técnica, que perdeu o marido há oito meses devido às complicações da Covid, ressalta a importância da vacinação para a população. “Só vamos conseguir vencer o vírus quando toda a população se unir e se vacinar. Infelizmente meu marido não teve essa oportunidade (de vencer o vírus), assim como outras 600 mil pessoas”, lembrou emocionada.

Desafio

A diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Andréa Salvador, destacou o desafio imposto aos profissionais desde 2020 e a importância da imunização para a população. “Fomos pegos por uma pandemia de vírus respiratório, e o mundo inteiro se esforçou para que as pesquisas fossem desenvolvidas em torno de uma vacina. Esta vacina chega ao país em janeiro e, assim que veio ao nosso município, em 19 de janeiro do ano passado, fizemos todos os esforços para colocá-la no braço da população”.

Andréa fez ainda uma avaliação sobre o impacto do imunizante no combate ao coronavírus. “Completamos agora um ano e constatamos a eficiência de uma vacinação em massa, onde temos a certeza de que, com essa ação, estamos conseguindo controlar o agravamento dos casos e o número de internamentos. Então, vemos de uma forma positiva essa vacinação e esperamos que a população continue engajada em completar o esquema vacinal, para que possamos, em pouco tempo, ter a segurança de voltar à nossa normalidade”, completou.

Prevenção

A SMS dispõe de um serviço que cuida e oferece suporte aos profissionais de saúde. É o Núcleo de Atenção Atendimento ao Trabalhador (Naat), que tem como principais atividades o agendamento, testagem e monitoramento dos trabalhadores da SMS de Salvador, suspeitos de contrair Covid-19. Além disso, o núcleo oferece acolhimento, escuta e suporte psicológico e psiquiátrico on-line, para os trabalhadores em situação de estresse, ou adoecimento psíquico.

O profissional de saúde, que necessitar de dos serviços pelo Naat, deve entrar em contato através dos telefones (71) 3202-1538 ou 3202-1540.

Vacinômetro

Até o momento, a cidade de Salvador já vacinou mais de 4,8 milhões de pessoas, sendo 2 milhões e 100 mil para primeira dose, quase 2 milhões para segunda dose e mais de 600 mil com a dose de reforço. Os dados atualizados podem ser acessados através do site https:// vacinometro. saude. salvador. ba. gov. br .

Veja também

“Se ACM Neto ganhar no primeiro turno, ele apoia quem para presidente?”

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), o vereador de Salvador e pré-candidato a deputado federal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!