segunda-feira 15 de julho de 2024
Adolfo Menezes se reuniu com Rosemberg Pinto e Alan Sanches, os lideres do governo e da oposição na AL-BA - Foto: Divulgação Vagner Casaes / ALBA / Arquivo
Home / DESTAQUE / Primeiro semestre do Legislativo baiano foi marcado pela produtividade
terça-feira 9 de julho de 2024 às 18:25h

Primeiro semestre do Legislativo baiano foi marcado pela produtividade

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) entrou formalmente em recesso parlamentar na última segunda-feira (1º), após um semestre de trabalho profícuo, de votações de matérias fundamentais para os baianos, além de atuação e discussões nas comissões temáticas da Casa. No mês de julho, regimentalmente, não são realizadas sessões ou atividades das comissões, porém os gabinetes dos deputados funcionam normalmente. Sob a presidência do deputado Adolfo Menezes, o Parlamento baiano concluiu o período legislativo com um saldo de 66 proposições analisadas em plenário.

Da lavra dos parlamentares, foram examinados um total de 43 proposituras, sendo 12 projetos de lei, um projeto de emenda constitucional, 24 projetos de decreto legislativo, quatro projetos de resolução e dois requerimentos. A Mesa Diretora da Assembleia também se debruçou em proposições dos parlamentares, examinando 271 indicações, 348 moções e 29 requerimentos.

De projetos de lei de procedência externa, a ALBA apreciou 14 do Poder Executivo; três do Ministério Público estadual, um do Tribunal de Justiça da Bahia, um do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dois do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Também passaram pelo crivo do plenário dois projetos de lei complementar, um oriundo da Defensoria Pública do Estado e outro, do Ministério Público estadual.

Com transmissão pela TV ALBA e redes sociais da instituição, foram realizadas, no Plenário Orlando Spínola, um total de 92 sessões no semestre, sendo 56 sessões ordinárias e 11 sessões extraordinárias, além de 24 especiais (entrega de honrarias) e uma solene. No total, os membros do Legislativo estadual proferiram, no período, 646 discursos.

O presidente Adolfo Menezes destacou o elevado volume de proposições do Executivo, de órgãos públicos e dos parlamentares analisados e votados nos primeiros seis meses do ano: “Foi um semestre que honra aos 63 deputadas e deputados da Casa, pelo número de projetos que a Assembleia analisou e votou, tanto no âmbito das comissões, como do plenário, sempre com vista a atender aos interesses dos baianos e promover a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos dessa terra”.

Veja também

Alexandre de Moraes retira sigilo de áudio de “Abin paralela” de Bolsonaro; ouça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!