sábado 23 de outubro de 2021
Joca Soares, Alcindo e Bruno Teté / Foto: Reprodução/Twitter
Home / ENTREVISTAS / Presidente nacional do Afro Progressistas fala como e porque criou o movimento que completou seis anos
domingo 25 de abril de 2021 às 13:41h

Presidente nacional do Afro Progressistas fala como e porque criou o movimento que completou seis anos

ENTREVISTAS, POLÍTICA


O “Movimento Afro Progressista” nasceu em dezembro de 2014, idealizado pelo seu presidente nacional, o carioca Bruno Teté e pelo vice-presidente nacional do movimento e presidente do PP em Salvador, Joca Soares.

Em conversa com o #Acesse Política, Bruno contou um pouco da história do movimento. Confirmou ser um dos idealizadores junto ao amigo, Joca Soares,e confidenciou emocionado que o movimento cresceu muito e está comemorando seis anos de fundação. Bruno Teté confirmou que o “Afro Progressistas” nasceu no Pelourinho e que o movimento tem como principal objetivo construir políticas públicas mais eficientes voltados à população negra e LGBT, como mais saúde e educação.

Como foi o desempenho do Afro progressistas nas eleições 2020?

Com apoio, unidade e autonomia dada pela executiva nacional dos Progressistas o Afro Progressistas movimento de apoio do partido, a família 11 elegeu 224 prefeitos o que corresponde 32,5% dos prefeitos eleitos pelos Progressistas, Sendo o 3° maior partido em números de prefeitas e prefeitos negros no País, somos o maior partido a eleger prefeitos negros nas Capitais. Sem contar que somo o segundo maior partido em número de prefeitos negros, sendo o maior em número de crescimento. 42% dos vereadores eleitos pelos progressistas são negros. Um trabalho em comunhão da Executiva Nacional (meus irmãos copresidentes comigo Joca Soares BA, Viena Lisi – Piaui, Pamela Volp Minas Gerias , Beth Almeida Roraima) com os Presidentes Estaduais e Municipais do Afro Progressistas

O partido progressistas apoia de fato o Movimento do Afro?

Como disse acima, o partido nos da total apoio e o principal nos ouve, nos dá voz, confia na nossa executiva nacional que em comunhão com os presidentes estadual faz a política acontecer. As vitórias nas eleições são fruto desse apoio. Presidente Ciro Nogueira, Secretário Aldo Rosa, Tesoureiro Deputado Ricardo Barros apoiam de forma integral o movimento, além de termos os conselhos da madrinha Deputada Iracema Portele e do padrinho vice-governador João Leão. A Fundação Miltin Campos tem um papel Fundamental na nossa formação integral que consiste em Nucleação, formação e ação. Importante destacar que o apoio é tão grande que tivemos os candidatos a vice-prefeitos Teresina e Salvador membros do Afro Progressistas. Isso é o empoderamento do partido junto a nosso movimento. Sempre lembro quando algum jornalista liga pro partido pra falar sobre igualdade e equidade racial o partido direciono direto para o Afro Progressistas isso é prova que mais que discurso somos um partido que ns prática respeita a diversidade.

Como foi a convenção que o reconduziu?

Comunhão em sua Plenitude Reconhecimento do Trabalho realizado com maestria pelo nosso presidente Nacional Senador Ciro Nogueira, que junto com a executiva nacional levou o partido a ser o 2° maior partido em número de prefeito e vereadores, com destaque a ser o partido que mais elegeu prefeitos no Nordeste. Presidente Senador Ciro Nogueira sem dúvida é o melhor presidente partidário do Brasil.

Projetos 2022?

Filiações e sermos o partido que mais vai eleger deputadas e deputados negros. A experiência de nosso Joca Soares como candidato a Vice-prefeito de Salvador e presidente Municipal dos Progressistas de Salvador será de grande importância para esse projeto. A vivência da mulher trans e umbandista Pamela Volp como vereadora em Uberlândia nos trás segurança, a garra e determinação de Virna e Beth nos traz a certeza de termos muitas mulher negras candidatas nas próximas eleições. O Quilombo 11 está se preparando ouvindo sempre as bases em comunhão com as executivas dos Progressistas para alcançar nossos objetivos.

Veja também

Quem é Esteves Colnago, novo secretário especial do Tesouro e Orçamento

Na tarde desta sexta-feira (22) o ministro Paulo Guedes anunciou o nome de Esteves Colnago …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!