domingo 19 de setembro de 2021
Home / JUSTIÇA / Presidente do TRE-BA destaca importância do apoio das lideranças políticas na realização da biometria
quinta-feira 16 de maio de 2019 às 14:41h

Presidente do TRE-BA destaca importância do apoio das lideranças políticas na realização da biometria

JUSTIÇA


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, destacou, em reunião com o deputado estadual Luciano Simões (DEM), a importância do envolvimento das lideranças políticas no processo de recadastramento biométrico que, desde o último dia 13 de maio, passou a convocar quase 3 milhões de eleitores, de 281 municípios baianos.

Durante o encontro – que contou ainda com a participação do secretário de Planejamento do TRE-BA, Maurício Amaral – o deputado se colocou à disposição para contribuir com a Justiça Eleitoral no processo, ao tempo que consultou o presidente quanto à possibilidade de implantação de postos avançados de recadastramento biométrico nos municípios de Paratinga e Canudos, que fazem parte das 173ª e 83ª zonas eleitorais, com sede em Ibotirama e Uauá, respectivamente.

O presidente do TRE-BA esclareceu a logística implantada para a realização deste último ciclo da biometria e disse que não medirá esforços para garantir o máximo de comodidade ao cidadão. “Explicamos a nova forma de fazer a biometria [por agendamento]. Vamos evitar, a todo custo, filas e sacrifícios para o eleitor e para todo o Tribunal. Fico satisfeito com a iniciativa do deputado Luciano Simões em nos procurar, pois encaro como de grande importância o apoio das lideranças políticas no processo de recadastramento biométrico do eleitorado”, afirmou o desembargador Jatahy Júnior.

O deputado Luciano Simões disse ainda que pretende auxiliar o TRE baiano no trabalho de mobilização dos gestores municipais para que contribuam com a otimização e instalação de postos para realização do procedimento. “O que me trouxe ao TRE hoje foi a preocupação com a biometria, principalmente, dos eleitores de municípios mais distantes da capital, que possuem uma zona rural extensa. O próximo passo é buscar estreitar a relação entre prefeitos, vereadores e o TRE, para que os munícipes possam realizar, o quanto antes, esse serviço”, destacou.

O município de Paratinga possui 22.518 eleitores. Desse total, 8.838 estão biometrizados, o que corresponde a 39,25%. Já Canudos possui, atualmente, um total de 12.312 eleitores. Desse número, apenas 2.750 cidadãos coletaram os dados biométricos, o que representa um percentual de 22,34%.

Veja também

Senador aciona STF para obrigar Alcolumbre a pautar sabatina de André Mendonça

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) entrou, nesta quinta-feira (16), com mandado de segurança no Supremo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!