sexta-feira 19 de julho de 2024
Presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban - Foto: Xinhua/Ding Lin
Home / Mundo / MUNDO / Presidente da China se reúne com premiê húngaro Viktor Orban, trocando opiniões sobre laços e crise na Ucrânia
segunda-feira 8 de julho de 2024 às 16:45h

Presidente da China se reúne com premiê húngaro Viktor Orban, trocando opiniões sobre laços e crise na Ucrânia

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta segunda-feira (8) com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, em Beijing, e os dois lados trocaram opiniões aprofundadas sobre a crise na Ucrânia.

Orban informou Xi sobre suas recentes visitas à Ucrânia e à Rússia. Xi expressou seu apreço pelos esforços de Orban em promover a solução política da crise na Ucrânia e elaborou as opiniões e propostas relevantes da China.

Xi enfatizou que um cessar-fogo antecipado e uma solução política são do interesse de todas as partes, dizendo que a prioridade é esfriar a situação observando os três princípios de não expansão do campo de batalha, não escalada dos combates e não inflamação da situação por qualquer parte.

Foto: Xinhua/Ding Lin

Xi pediu à comunidade internacional que crie condições e forneça apoio para a retomada do diálogo e negociação diretos entre os dois lados, dizendo que somente se todos os principais países injetarem energia positiva em vez de negativa, será possível obter um cessar-fogo nesse conflito o mais rápido possível.

“A China tem promovido ativamente as conversações de paz à sua maneira e incentivado e apoiado todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica da crise”, indicou ele, acrescentando que as propostas básicas da China e da Hungria e a direção de seus esforços são as mesmas, e que a China está disposta a manter a comunicação com a Hungria e todas as partes relevantes.

Presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban – Foto: Xinhua/Ding Lin

Conforme Xi, durante a sua bem-sucedida visita de Estado à Hungria há dois meses, as relações bilaterais foram elevadas a uma parceria estratégica abrangente sob todas as condições para uma nova era, o que deu um novo significado histórico ao 75º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos este ano e injetou um forte impulso no desenvolvimento de alto nível das relações China-Hungria.

Observando que a terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China será realizada na próxima semana, Xi indicou que a China vai aprofundar ainda mais a reforma geral e promover o desenvolvimento de alta qualidade e a abertura de alto nível, proporcionando novas oportunidades e criando um novo ímpeto para a cooperação China-Hungria.

Xi manifestou que os dois países devem manter intercâmbios de alto nível, aprofundar a confiança política mútua, fortalecer a comunicação e a coordenação estratégicas, continuar a se apoiar firmemente, fortalecer a cooperação prática em vários campos, avançar na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota e continuar a enriquecer a parceria estratégica abrangente sob todas as condições para uma nova era, de modo a beneficiar de forma melhor as pessoas.

Ele parabenizou a Hungria por assumir a presidência rotativa da União Europeia (UE) e disse que não há contradição geopolítica nem conflito fundamental de interesses entre a China e a UE.

As relações entre a China e a UE são de importância estratégica e influência global e devem manter um desenvolvimento estável e sólido, afirmou Xi, pedindo aos dois lados que respondam conjuntamente aos desafios globais.

O próximo ano marca o 50º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre a China e a UE, disse Xi, acrescentando que os dois lados devem permanecer comprometidos com o caminho correto da parceria bilateral com a cooperação como a tendência definidora, continuar a promover a abertura bidirecional, fortalecer a coordenação internacional e contribuir para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade mundiais.

Espera-se que a Hungria, como detentora da presidência rotativa da UE, desempenhe um papel positivo na promoção do desenvolvimento sólido e estável das relações China-UE e na facilitação de interações construtivas, acrescentou Xi.

Orban disse que, nos últimos dois meses, os dois lados implementaram com seriedade os resultados importantes da visita do presidente Xi à Hungria, fortaleceram a amizade e a confiança mútua e estabeleceram uma base sólida para o desenvolvimento futuro das relações bilaterais.

Diante da atual situação internacional turbulenta, a China não apenas ama a paz, mas também apresentou uma série de iniciativas construtivas e importantes, provando com suas próprias ações concretas que a China é uma importante força estabilizadora para a paz mundial, disse Orban.

Ele acrescentou que a Hungria aprecia e valoriza muito o papel e a influência da China e está disposta a manter uma estreita comunicação e coordenação estratégica com a China.

A Hungria defende o fortalecimento da cooperação com a China e se opõe à formação de panelas excludentes e à confrontação entre blocos, manifestou Orban.

A Hungria está disposta a aproveitar a presidência rotativa da UE como uma oportunidade para promover ativamente o desenvolvimento sólido das relações UE-China, disse ele.

 

Veja também

Justiça absolve Sérgio Cabral em ação sobre à saúde pública

A 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro absolveu numa ação de improbidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!