terça-feira 29 de abril de 2025
Reunião entre a chefe do Legislativo e os vice-almirantes Gustavo Garriga e seu antecessor Antonio Carlos Cambra foi marcada pela cordialidade Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Presidente da AL-BA recebe em audiência novo comandante do 2º Distrito Naval
terça-feira 25 de março de 2025 às 08:21h

Presidente da AL-BA recebe em audiência novo comandante do 2º Distrito Naval

NOTÍCIAS


A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada estadual Ivana Bastos (PSD), recebeu nesta última segunda-feira (24), em audiência, os vice-almirantes Antonio Carlos Cambra e Gustavo Calero Garriga Pires. O primeiro irá passar o cargo do Comando do 2º Distrito Naval – criado em 1942 – na próxima quinta-feira, 27, às 10h, ao segundo, na sede do 2° Distrito Naval, no Comércio, em cerimônia presidida pelo almirante de esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, comandante de Operações Navais.

“É uma honra receber o novo comandante, vice-almirante Garriga, e agradecer ao trabalho do vice-almirante Cambra, que está deixando o posto, mas não a sua relação de amizade com a Bahia, posto que ele é Cidadão Baiano, em honraria concedida por esta Casa, desde maio do ano passado. Além das boas-vindas, é mister destacar a importância da ‘economia azul’, já que o mar é o maior ecossistema do mundo, maior depósito natural de carbono, cobrindo 70% da superfície terrestre e fornecendo 50% do oxigênio que respiramos”, destacou a presidente da AL-BA.

O novo comandante do 2º Distrito Naval diz que está honrado com a designação e aposta em bons resultados do trabalho que se inicia. “O Brasil tem o 5º maior litoral do mundo e a Bahia, por sua vez, tem a maior costa de mar deste país, com mais de 1.100 quilômetros de extensão. Então, aposto muito na economia gerada pelo mar e, tenho certeza, que a Bahia está na vanguarda da proteção, mas também da utilização sustentável das nossas riquezas marítimas”, aponta o vice-almirante Garriga.

O novo comandante recebe um excelente legado do vice-almirante Cambra, que trabalhou pelo lançamento do “Cluster Tecnológico Naval da Bahia”. “O desenvolvimento da ‘economia do mar’ é um trabalho de longo tempo, mas que já vem dando resultados com a criação do Cluster, cuja principal missão é contribuir para o desenvolvimento de uma economia próspera para nossa região, com esse litoral imenso e riquíssimo”, diz Cambra, que comanda – até quinta-feira – 21 organizações militares subordinadas, tendo como área de jurisdição os Estados da Bahia e de Sergipe.

Perfil

Natural do Rio de Janeiro/RJ, o vice-almirante Garriga foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2024. Em sua carreira, participou de importantes comissões, como comandante do Navio Patrulha “Gurupá”; comandante da Fragata “União”; comandante do Corpo de Aspirantes da Escola Naval; comandante do Navio-Escola “Brasil”; comandante do Centro Integrado de Segurança Marítima; subchefe de Operações do Comando de Operações Navais; e comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul. Antes de ser designado para a Bahia, ocupava o cargo de diretor da Escola de Guerra Naval.

Veja também

Bolsonaro toma água e come gelatina após 17 dias sem comer na UTI por cirurgia no intestino

Após 17 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!