sexta-feira 19 de abril de 2024
Home / NOTÍCIAS / Prefeituras e sociedade civil se reúnem em evento da Agricultura Familiar
quarta-feira 11 de setembro de 2019 às 10:37h

Prefeituras e sociedade civil se reúnem em evento da Agricultura Familiar

NOTÍCIAS, SUL DA BAHIA


Prefeituras que fazem parte da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e sociedade civil juntos pela Agricultura Familiar, realizam na última semana evento no município de Camacã. Na ocasião foram entregues 7.500 mudas frutíferas e essências florestais, beneficiando e estimulando a produção de 45 famílias de agricultores familiares, além de 28 títulos de terra do programa Bahia Mais Forte Terra Legal.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Consócio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), o seminário vem sendo realizado em todos os Territórios de Identidade da Bahia para discutir com gestores públicos e a sociedade civil iniciativas para avançar o desenvolvimento da agricultura familiar baiana.

Estiveram reunidos representantes dos 11 municípios que compõem o CIMA, com seus gestores municipais, prefeitos e prefeitas, secretários de agricultura, e, também, com agricultores e agricultoras familiares desse município.

O secretário da SDR, Josias Gomes, declarou que o seminário chega para aproximar ainda mais as prefeituras do Governo do Estado, por meio da SDR: “Queremos mostrar aos prefeitos que se eles ajudarem, se incorporarem nesse nosso propósito de dinamizar a agricultura familiar, o resultado será muito melhor. Aqui, a produtividade do cacau gira em torno de nove arrobas por hectare, com uma renda para a região de pouco mais de R$15 milhões por ano. Nós temos condições de aumentarmos a produtividade pra 40 arrobas por hectare e essa renda para 54 milhões e, com isso, uma dinamização importantíssima na economia regional”.

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, explicou que o propósito do seminário é de continuar melhorando a vida do agricultor familiar, unificando esforços e ampliando as ações: “A ideia desse seminário é justamente apresentar todo potencial que existe nesse território. Estamos dando desdobramentos das nossas ações, ampliando por meio dessas parceiras, e daqui a dois, três anos, queremos colher os frutos. São resultados muito importantes que mudam a vida do povo, do rural baiano, e, consequentemente, muda para melhor a economia o nosso estado”.

Para o presidente do Cima, Guilherme dos Santos, a SDR vem atuando fortemente em toda a Bahia, mudando a realidade dos agricultores familiares: “Com essa Parceria Mais Forte teremos mais apoio do nosso governo para continuar trabalhando pelo rural do estado”.

Já o prefeito de Camacã destacou a alegria em receber o seminário dentro da programação em comemoração aos 58 anos do município. “Ficamos muito felizes em sediarmos esse momento com a sociedade civil e autoridades em pleno momento de festas e atrações para todos que acompanharam as comemorações”, disse o prefeito interino Paulo do Gás.

Veja também

Comissão de Segurança Pública da Câmara quer fazer audiência com Elon Musk

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados deve votar, na próxima terça-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas