quarta-feira 4 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura divulga calendário de oficinas do Plano de Turismo Étnico-Afro
terça-feira 21 de maio de 2019 às 15:28h

Prefeitura divulga calendário de oficinas do Plano de Turismo Étnico-Afro

NOTÍCIAS


Entre esta terça e quinta (23), a Prefeitura realizará a rodada de Oficinas Participativas do Plano de Ação para Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro de Salvador. Cinco reuniões serão promovidas para debater sobre produtos e serviços turísticos da capital baiana.

Sob condução da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), técnicos do Consórcio Cria Rumo Arandas e do Executivo municipal irão ouvir e debater proposições de novos serviços que aproveitem o potencial da cultura da cidade.

Nesta terça-feira (21), os encontros serão promovidos no Pelourinho – na sede do Olodum, a partir das 8h30 – e na Liberdade (no Shopping da Liberdade, às 14h). Nesta quarta (22), as reuniões serão no Rio Vermelho, no Dendê Gastronomia, às 8h30; e em Itapuã, na Casa da Música, às 14h. Já na quarta-feira (23), a oficina vai ser promovida no Curuzu, na sede do Ilê Aiyê, às 08:30h.

Os locais escolhidos para a realização das oficinas seguem a área de mapeamento turístico do Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico (Prodetur Salvador) – Centro Antigo, Orla do Rio Vermelho e Orla Costa Atlântica Norte. No entanto, empreendedores e agentes do turismo étnico-afro das áreas do entorno destes locais também foram convidados a participar das oficinas.

Segundo o gestor da Secult, Claudio Tinoco, este Plano visa fortalecer a participação da população de ascendência afro de Salvador nos resultados econômicos da atividade turística, através do aumento de emprego e renda para este segmento da população, em especial as mulheres afrodescendentes. Além de criar mais oportunidades para o empreendedorismo e o emprego formal.

“A partir desses encontros, ouvindo os agentes deste seguimento, vamos desenvolver um conjunto de soluções para o desenvolvimento do turismo Étnico-Afro para a capital baiana. A participação de cada um é importantíssima para a elaboração do nosso diagnóstico e, consequentemente, do plano de ação”, completa Tinoco.

Mapeamento – Em paralelo a essas oficinas, uma equipe do Consórcio, que tem mapeado empreendimentos liderados por afrodescendentes no setor de turismo em Salvador, realizará entrevistas com os agentes já detectados. O objetivo é traçar o perfil e o potencial econômico de cada um destes para compor o diagnóstico do Plano de Ação.

Veja também

TCM determina exoneração de 90 servidores em prefeitura da Bahia

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, durante sessão desta última terça-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!