domingo 19 de setembro de 2021
Foto: Lucas Lins
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Lauro de Freitas comemora os 59 anos de emancipação da cidade anunciando usina de reciclagem e geração de energia
sábado 31 de julho de 2021 às 09:05h

Prefeitura de Lauro de Freitas comemora os 59 anos de emancipação da cidade anunciando usina de reciclagem e geração de energia

NOTÍCIAS, RMS


Lauro de Freitas ganhará usina de reciclagem de lixo, bairro planejado, melhorias nos serviços de saúde e intensificação do programa Cidade Solidária e Sustentável, criado para ajudar os pequenos empresários locais a enfrentarem as dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus. As novidades e balanço da atual gestão foram apresentados pela prefeita Moema Gramacho (PT) neste sábado (31) dada que comemora os 59 anos de emancipação do município.

Com o objetivo de tornar o município mais sustentável e ampliar a geração de emprego e renda, a usina vai reciclar 80% do lixo residencial coletado e os 20% restantes serão queimados e transformados em energia, para duas finalidades, conforme explicou a gestora: “A energia gerada será utilizada pelo poder público e vendida à iniciativa privada”.

O primeiro bairro planejado do município será instalado no entorno do Hospital Metropolitano, em Areia Branca, abrigará mais de cinco mil famílias e ofertará mais de 10 mil lotes que poderão ser utilizados para a construção de imóveis domiciliares ou empreendimentos comerciais. O projeto inédito na cidade contará com um mini centro administrativo para assistir à população, além de ligação subterrânea de gás e energia e sistema de esgotamento sanitário.

Novidade na saúde

Na saúde, além do trabalho intenso de combate à Covid-19 e a celeridade na administração das vacinas, uma das grandes novidades é a parceria entre a gestão municipal e a União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). No prédio da instituição a Prefeitura vai concentrar parte dos serviços do setor e a nova sede do Posto Médico Nelson Barros. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e a regulação central também serão transferidos para o local.

Ainda na área da saúde, Moema destacou que Lauro de Freitas já imunizou, com a 1ª dose de um dos imunizantes disponíveis, 58% do público-alvo e já completou o esquema vacinal de 30% desse público.

Economia

Já o programa Cidade Solidária e Sustentável reúne ações voltadas para a geração de emprego e renda para incentivar a produção e consumo local, além da qualificação de mão de obra. Dentre as principais propostas da iniciativa, Moema Gramacho destacou o cartão de crédito que será concedido a todos os servidores municipais para utilização exclusiva no município.

“Lauro de Freitas tem de tudo. Não é preciso sair daqui para comprar nada. O cartão é para incentivar o consumo local e movimentar o comércio da cidade”. O foco principal é a geração do trabalho e renda, uma política que vem dando resultados positivos. Este ano o município liderou o ranking de geração de emprego com carteira assinada na RMS.

Infraestrutura

Destaque no balanço, duas grandes obras estão em execução no município – a macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes, que vai resolver o problema de alagamentos no município, e o Sistema de Esgotamento Sanitário de Lauro de Freitas (SES), que vai ampliar a cobertura do esgotamento sanitário de município para 70%. As intervenções, executadas pelo Governo do Estado, têm data de conclusão prevista para 2022 e 2024.

Executada pela Prefeitura, a macrodrenagem do canal da Avenida Mário Epinghaus tem impacto direto na redução dos alagamentos na área central da cidade. A obra, que está com cerca de 60% do projeto executado, vai triplicar a vazão do canal de águas pluviais.

Vidigal Cafezeiro, vice-prefeito do município, destacou que o plano de ação da atual gestão visa assistir à população de forma integrada. “Temos todo um trabalho em áreas como a educação, a saúde e o social, com ações para atender, sobretudo, quem mais precisa e diminuir a desigualdade social impulsionada pela pandemia”.

Veja também

Mortes por Covid nos EUA são de pessoas não vacinadas, diz Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste último sábado (19) que as mortes recentes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!