domingo 26 de junho de 2022
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Camaçari reinaugura Centro de Referência de Atendimento à Mulher
domingo 1 de setembro de 2019 às 09:26h

Prefeitura de Camaçari reinaugura Centro de Referência de Atendimento à Mulher

NOTÍCIAS, RMS


A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realizou na última sexta-feira (30), a reinauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires. O CRAM é responsável pela orientação e acolhimento às mulheres vítimas de abusos físicos e psicológicos. O Centro volta a funcionar a partir desta segunda-feira (2), na Rua Ambrósio, s/n, no bairro Dois de Julho.

O CRAM Yolanda Pires tem como objetivo oferecer atendimento e aconselhamento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de defender a responsabilização dos agressores, diagnosticar o contexto em que a violência se insere e identificar o tipo de violência praticada (física, psicológica, patrimonial, sexual). São atribuições também do centro desenvolver atividades de prevenção por meio da realização de oficinas e palestras e promover a qualificação de profissionais que atuam na rede de atenção.

Com as novas instalações, o atendimento à mulher será muito mais digno. Durante a cerimônia de entrega, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Mônica Evangelista, destacou a importância do Conselho nessa reconstrução. “Mais um prédio entregue pela Sedes. Mais uma reivindicação do Conselho Municipal de Assistência Social atendida. Um espaço para atender a mulher. Parabéns prefeito Elinaldo”, disse.

Para a coordenadora da unidade, Bela Batista, o momento é de muita comemoração. “Esse é um momento muito especial e diferenciado. Foi uma luta que tivemos desde que chegamos a esse prédio em 2017. Encontramos totalmente destruído. Porém, não tem como falar do Centro de Referência sem falar de violência contra a mulher. Vale ressaltar que, essa violência não está crescendo, ela está aparecendo. Por isso, hoje essa requalificação não recupera só o prédio, paredes, tetos. Restaura também a vida de mulheres”, concluiu.

Já a secretária da Sedes, Andréa Montenegro, falou da importância da entrega do serviço de requalificação.” Estamos aqui reinaugurando essa unidade, mas na data de hoje também reestruturamos e demos posse ao Conselho Municipal da Mulher. Não só acolhemos as mulheres, nós também queremos elas empoderadas e capacitadas”, pontuou.

Também presente na cerimônia de entrega, o vice-prefeito, José Tude, destacou a importância da unidade. “Estamos diante de um dia especial. Penúltimo dia do Agosto Lilás. Estamos resgatando algo que esteve abandonado durante anos”, sinalizou.

Para finalizar, o prefeito Elinaldo falou dos avanços da gestão nos últimos dias e agradeceu a Deus pelas conquistas alcançadas. “Eu tenho compromisso com tudo que eu faço. Tem que ter fé, tem que colocar Deus na frente de tudo sempre. Estamos aqui entregando mais uma unidade do Social requalficada. Encontramos todas as unidades acabadas, foram os Cras, o CRAM Yolanda Pires, as escolas, os postos de saúde, mas estamos conseguindo reconstruir nossa cidade”, salientou.

Entre as finalidades do Centro, está a de promover o acesso das mulheres assistidas aos órgãos de defesa, como Defensoria Pública, Delegacia e Conselho Municipal da Mulher, serviços públicos de saúde, educação e profissionalização. Para tal, ele contará com uma equipe multiprofissional, que atenderá e orientará as mulheres que recorrem à entidade.

Veja também

Revelada nova bateria de automóvel com 1.000 km de alcance e recarga em 10 minutos

A gigante chinesa CATL está pronta para a produção em larga escala deste acumulador de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!