quarta-feira 24 de abril de 2024
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Bom Jesus da Lapa próxima de inaugurar novas unidades do CAPS
quarta-feira 11 de setembro de 2019 às 06:28h

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa próxima de inaugurar novas unidades do CAPS

NOTÍCIAS, OESTE BAIANO


João Paulo Oliveira, coordenador do Centro de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, usou a tribuna livre da Câmara de Vereadores do município na última semana, para falar sobre as campanhas Janeiro Banco e Setembro Amarelo, além de perspectivas atuais e futuras do CAPS III e do CAPS A.D III, ambos em fase final de obra e prontos para serem inaugurados.

O coordenador deu ênfase em sua fala, na satisfação e de um sentimento genuíno de espírito público que usava pela primeira vez a tribuna da casa para falar do que ele mais ama e que tanto se dedicou na vida pública, acadêmica e no setor privado: a saúde mental. João Paulo Oliveira lembrou que, após concluir os estudos retornou à sua cidade natal, no propósito de ajudar o município na elaboração, execução e coordenação nos equipamentos de saúde, “o CAPS III e o CAPS AD III”.

Com a inauguração de duas unidades do CAPS, sendo elas o CAPS porte III e o CAPS Álcool e Drogas também porte III, cerca de 50 atendimentos por turno, 100 por dia, serão realizados. O que representa cerca de 3.000 atendimentos/mês e uma projeção de cerca de 3.500 a 5.000 ações/mês.

A unidade irá contar com dois médicos psiquiatras, atendimentos em psicologia, assistência social, enfermagem e outras especialidades. Inúmeras atividades que vão desde a educação física, atividades pedagógicas e oficinas que possibilitem ao indivíduo a substituição de atos inertes para a ação em prol do seu próprio desenvolvimento pessoal.

A unidade do CAPS III funcionará 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. O espaço contará com o acolhimento noturno para leitos de repouso e observação para casos que sejam considerados de crise, e que a assistência e o acolhimento humano serão os norteadores dos serviços.

Esse será um serviço de caráter regional e irá atender Bom Jesus da Lapa e mais 12 cidades da região, sendo elas: Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada e Sítio do Mato.

O coordenador do Centro de Atenção Psicossocial afirmou que o CAPS de Bom Jesus da Lapa deu um salto na gestão do atual prefeito Eures Ribeiro, que iniciou com a proposta protocolada no Ministério da Saúde em 2016, quando o projeto começou a se concretizar. ”São dois milhões de reais investidos na área, R$ 1 milhão em cada unidade. Um projeto economicamente viável e seu projeto arquitetônico sustentável”.

Ele agradeceu o apoio da Gestão Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde pela tecnicidade adotada pelo Secretário Marcélio Magno e pela Diretora da Atenção Especializada Claudiana Correia de Jesus Candeias, que tem fortalecido a equipe do CAPS e as ações no Município. João Paulo Oliveira também agradeceu o apoio da Câmara, que tem aprovado projetos, e se colocado sempre a disposição para aprovação das leis que beneficiam a saúde pública local. Solicitou que os membros das comissões para que emitam seus pareceres positivamente e votem a favor da oficialização das Campanhas Janeiro Branco e Setembro Amarelo.

Durante o mês de setembro, algumas ações serão realizadas no município como um ato de prevenção e conscientização das pessoas para com a saúde mental. Durante os dias 10 a 30 de setembro, sempre pelas manhãs. membros da equipe de saúde irão realizar intervenções nas ruas, em pontos estratégicos, como escolas, empresas e alguns bairros, distribuindo materiais didáticos que alertam sobre a importância do cuidado com a saúde mental e destacando o lema “em defesa da vida”.

Já no dia 19 de setembro, vai ser realizado no Teatro Municipal Ivonildes de Melo, o colóquio “em defesa da vida”, com foco nos profissionais da saúde, com a participação de especialistas que debaterão o tema, além de destacar seus desafios e suas possibilidades em uma ampla abordagem sobre a saúde mental.

Veja também

Fundação Pedro Calmon encerra agenda em Bogotá com visita a embaixada do Brasil na Colômbia

Completando a sua última agenda na Colômbia, na última terça-feira (23), representantes da Fundação Pedro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas