segunda-feira 23 de junho de 2025
Manifestantes intensificam protestos contra repressão imigratória nos EUA | Reprodução/redes sociais
Home / Mundo / MUNDO / Prefeita de Los Angeles culpa Trump por aumentar tensões em protestos na cidade; repórter é atingida por bala de borracha ao vivo
segunda-feira 9 de junho de 2025 às 11:19h

Prefeita de Los Angeles culpa Trump por aumentar tensões em protestos na cidade; repórter é atingida por bala de borracha ao vivo

MUNDO, NOTÍCIAS


A prefeita de Los Angeles (EUA), Karen Bass, acusou o presidente Donald Trump de aumentar as tensões nos protestos contra a repressão imigratória que acontecem na cidade. Em declaração no domingo (8), a política disse que a polícia municipal tinha capacidade para conter os atos e, portanto, não era necessário o envio da Guarda Nacional, determinada pelo republicano.

“É uma sensação aqui de caos intencional em uma situação que não havia explodido em violência com exceção de algumas pessoas — e não há nada de incomum nisso, e nosso departamento de polícia pode lidar com isso. Mas é como se as tropas [da Guarda Nacional] tivessem sido lançadas de maneira provocativa, e eu não vejo como isso é útil para Los Angeles agora”, disse Karen, à CNN.

A medida de Trump também foi alvo de críticas do governador da Califórnia, Gavin Newsom. Pelas redes sociais, o político classificou a ordem como “uma séria violação da soberania do estado”, acusando o presidente de “incitar e provocar a violência” e “criar caos em massa”.

“Vamos deixar isso claro: 1) A polícia local não precisava de ajuda. 2) Trump enviou tropas de qualquer maneira — para fabricar caos e violência. 3) Trump obteve sucesso. 4) Agora as coisas estão desestabilizadas e precisamos enviar mais policiais só para limpar a bagunça de Trump”, escreveu Newsom. “Esses são atos de um ditador, não de um presidente”, acrescentou o governador.

As críticas, contudo, não afetaram Trump, que rejeitou os pedidos para revogar a medida. “Traga as tropas! Prenda as pessoas com máscaras faciais agora”, escreveu o republicano nas redes sociais, acrescentando que Karen e Newsom “deveriam se desculpar com o povo de Los Angeles pelo trabalho absolutamente horrível que fizeram”. “Estes não são manifestantes, são encrenqueiros”, frisou.

Os protestos contra as leis anti-imigratórias de Trump começaram no último sábado (7), um dia depois do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) realizar dezenas de detenções migratórias na região. Os atos terminaram em confrontos entre manifestantes e agentes, o que fez Trump determinar o envio da Guarda Nacional. Em resposta, protestantes queimaram carros e bloquearam rodovias na cidade.

Veja também

Vietnã cresce e foca em educação, produtividade e comércio global

O Vietnã vem se consolidando como uma das economias emergentes mais dinâmicas da Ásia, com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!