terça-feira 24 de junho de 2025
Home / Mundo / MUNDO / Portugal vai avisar a cinco mil brasileiros para que deixem o país
segunda-feira 2 de junho de 2025 às 18:49h

Portugal vai avisar a cinco mil brasileiros para que deixem o país

MUNDO, NOTÍCIAS


Portugal avisará cerca de 5,3 mil brasileiros para que deixem o país. A notificação de abandono voluntário será enviada porque o pedido de autorização de residência foi recusado.

A medida havia sido anunciada na véspera da campanha eleitoral para o Parlamento e envolvia, no geral, 18 mil imigrantes. O número foi atualizado hoje pelo governo.

Em pouco mais de um mês, o total de notificações de abandono quase dobrou, chegando a 34 mil estrangeiros. Entre eles estão os cinco mil brasileiros.

A maior comunidade que será notificada é a indiana, que alcança a marca de 13,4 mil pessoas nesta medida de controle imigratório.

O abandono voluntário é um procedimento que deverá ocorrer em até 20 dias. A expulsão é o último recurso se a saída voluntária for ignorada.

Após análise dos pedidos, a agência de imigração (AIMA) concluiu que os imigrantes não reuniam condições de permanência.

O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que detém a pasta da imigração no governo reeleito e que tem como programa apertar as regras de entrada.

— A medida acelera e todos os 33 mil, a não ser que haja uma razão (…) terão a notificação de abandono voluntário — disse Amaro, reeleito deputado por Viseu.

O balanço foi feito devido ao primeiro ano do lançamento do plano para as migrações, que acabou com a manifestação de interesse, ferramenta popular de regularização no país.

Veja também

Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques do Irã; Ibovespa recua quase 1%

O dólar à vista passou a operar em leve alta ante o real nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!