Apontado como nova opção para ocupar o posto de candidato a vice-presidente em uma chapa apoiada por Jair Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia não quer saber de concorrer a nenhum cargo eletivo. Malafaia foi enfático em entrevista a colunista Bela Megale, do O Globo, ao afirmar que “não, pensa, não sonha e não planeja” disputar nenhuma eleição.
— Eu não quero saber disso. Não quero saber de nada disso. Meu papel é só de influencer. Já elegi vários deputados. Ajudo vários não só do Rio, mas de São Paulo e por aí vai. Quando você participa de um partido você é parte da sociedade, eu sou do todo. Sou muito mais respeitado por não ser político do que se fosse. Eu nem sonho, nem penso em nada disso, por favor — disse Malafaia.
Como publicou a coluna de Bela Megale, o advogado e ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten disse, em uma conversa com o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, em janeiro de 2023, que lançaria o pastor Silas Malafaia como candidato a presidente em 2026. A opção foi apresentada diante da possibilidade de cassação de Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acabou confirmada. Malafaia, porém, rechaçou qualquer possibilidade nesse sentido.
O pastor tem capitaneado as manifestações em defesa da anistia aos condenados do 8 e janeiro e reforçado críticas a lideranças políticas que trabalham para criar uma chapa de direita para concorrer contra Lula, mas sem Bolsonaro.