sexta-feira 17 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Plano de saúde deve indenizar paciente por negativa de exame
segunda-feira 31 de julho de 2023 às 05:42h

Plano de saúde deve indenizar paciente por negativa de exame

JUSTIÇA, NOTÍCIAS, SAÚDE


O fato de um procedimento não constar no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não é justificativa conforme registra Rafa Santos, do ConJur, para negativa de um procedimento prescrito por um médico, já que cabe a esse profissional analisar o histórico clínico do paciente para indicar o melhor tratamento.

Esse foi o entendimento da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia para confirmar decisão que condenou uma operadora de plano de saúde a indenizar uma paciente com câncer que teve um exame negado em R$ 20 mil por danos morais.

Em seu voto, o relator, desembargador Marcelo Silva Britto, apontou que negar procedimento prescrito por médico sem motivação plausível é ilegal. Também registrou que a reclamante vinha pagando regiamente o plano de saúde e, portanto, devia ter assegurado o acesso ao exame médico que precisava.

“Ora, não cabe ao plano de saúde questionar a necessidade do exame prescrito pelo médico, pois este, além de conhecer o histórico clínico do paciente, detém a qualificação técnica necessária para indicar o melhor tratamento”, afirmou.

O relator explicou que a operadora de plano de saúde não poderia se recusar a custear o exame, ainda que não houvesse previsão em contrato, diante da importância do bem jurídico tutelado.

“Impositiva, portanto, a confirmação da sentença vergastada quanto ao reconhecimento da obrigação de fazer concedida em sede de tutela de urgência”, resumiu ao também confirmar o dano moral.

A autora da ação foi representada pelo advogado Iran D’el Rey.

Veja também

Brasil bate recorde histórico de exportações para os EUA em 2024, aponta Amcham

As exportações brasileiras para os Estados Unidos ultrapassaram a marca de US$ 40 bilhões, totalizando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!