quarta-feira 27 de outubro de 2021
Home / NOTÍCIAS / PL comemora filiação de jovens
terça-feira 21 de setembro de 2021 às 10:05h

PL comemora filiação de jovens

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Partido Liberal (PL), geralmente associado ao conservadorismo, filiou 350 jovens no Distrito Federal no último sábado (18) conforme a revista Veja, em ação que poderia ser seguida pelos outros partidos, de esquerda ou direita, para popularizar a participação da população nos assuntos importantes do país. A sigla, agora, proclama ter a “maior juventude partidária” na capital federal.

“É muito importante ter essa renovação, fico honrada que esses jovens tenham escolhido o nosso partido”, afirma Flávia Arruda, ministra-chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e presidente do PL no Distrito Federal. Ela é esposa do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda.

O presidente do “PL Jovem” e coordenador do evento que resultou nas novas filiações é o ex-subsecretário de Esportes do Distrito Federal Wesley Wenisgton, que se apresenta como “empresário e cristão”. Ele nega ter como objetivo o aumento numérico de correligionários. “Não estivemos preocupados com quantidade, só com qualidade, com jovens que queiram atuar ativamente na construção política e agregar na melhoria de vida das pessoas”, afirma o político.

O nome do PL remete ao antigo e já extinto Partido Liberal, criado em 1985 por Álvaro Valle, político oriundo da Arena, partido de sustentação à ditadura militar. A sigla acabou em 2006 com sua fusão ao Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona), legenda de extrema direita liderada por Enéas Carneiro. A operação originou o Partido da República (PR), que integrou a base dos governos de Lula e de Dilma Rousseff e um dos principais protagonistas do mensalão.

Valdemar Costa Neto, presidente do partido, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do mensalão e acabou preso em 2012. Saiu da prisão por ter recebido um indulto. Hoje, ele segue à frente da sigla, que voltou a se chamar PL em 2019, num esforço de “renovação”. Agora, vê sua ala jovem aumentar.

Veja também

‘Chinês da água engarrafada’ é o homem mais rico da China com fortuna de R$ 336,80 bilhões

O magnata da água engarrafada, Zhong Shanshan, se tornou a pessoa mais rica da China, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!