terça-feira 15 de julho de 2025
Jair Bolsonaro e Lula - Fotos: Alan Santos/PR/Ricardo Stuckert/PT
Home / DESTAQUE / Pesquisa: Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no 2º turno
terça-feira 24 de junho de 2025 às 18:34h

Pesquisa: Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no 2º turno

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


A mais recente sondagem de opinião pública divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, nesta terça-feira (24), mostra que o presidente Lula da Silva (PT) perderia as eleições presidenciais, em um eventual segundo turno, para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O atual chefe do Palácio do Planalto só ganharia do deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Contra Jair Bolsonaro, em um cenário espontâneo Lula empataria no primeiro turno, de acordo com o levantamento. Vale ressaltar que Bolsonaro está inelegível até 2030, após ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião com embaixadores, antes das Eleições de 2022.

Ao serem perguntados se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje, 19,5% escolheriam o ex-presidente Bolsonaro, contra 18,8% que prefeririam a permanência de Lula no poder.

Em um cenário estimulado, Bolsonaro teria 37,2%, contra 32,8% de Lula. Veja os cenários:

Imagem: Divulgação

Já no cenário em que Lula concorre à Presidência em um possível segundo turno, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ganharia com 44,4% dos votos — a maior porcentagem depois de Bolsonaro (46,5%), nas mesmas condições. Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceria com 43,6%.

O único cenário em que o atual presidente conseguiria se reeleger seria em um embate contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro Eduardo Bolsonaro (PL): Lula teria 41,6% dos votos, e Eduardo, 39,1%.

A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 18 a 22 de junho de 2025, e dividida em três etapas. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2020 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal. A amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais.

Veja também

Eleição do PT na Bahia tem denúncia de mortos como eleitores e caso deve ir à Justiça

Integrantes do PT da Bahia pediram impugnação da eleição interna do partido após identificarem mortos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!