quinta-feira 10 de outubro de 2024
Plenário da Câmara dos Deputados Beto Barata/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Partidos da Câmara decidem só negociar em bloco e aguardam volta de Lula sobre reforma
segunda-feira 21 de agosto de 2023 às 16:47h

Partidos da Câmara decidem só negociar em bloco e aguardam volta de Lula sobre reforma

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) garantiram ao blog de Daniela Lima, que o novo marco fiscal deve ser votado pela Casa esta semana, mas pontuam que esse gesto “encerra o ciclo de entregas” ao governo Lula até a decisão sobre se e como se dará uma reforma ministerial.

Aos críticos do acordo entre Lula, e o PP e o Republicanos, por exemplo, esse grupo desenha: “Lula distribuiu e montou um governo ao seu gosto. São 37 ministérios para ter 150 votos na Câmara. Não vai ter retaliação, não tem irritação, não tem nada. O que tem é a necessidade do governo de resolver um problema: ele não tem base”, diz um integrante da cúpula da Câmara, diz Daniela Lima.

Segundo esse interlocutor, Lira tem feito questão de pedir calma — e ele relata um processo de convencimento e negociação complexo com Lula. A cúpula do PP, por exemplo, diz que não há ministério que contemple a sigla que não o do Desenvolvimento Social, hoje nas mãos do ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Lula tem argumentado que, não só o MDS é uma pasta simbólica por abrigar o Bolsa Família, como também o Piauí, estado de Dias, foi o que ele mais teve votos na eleição de 2022. O PP sinalizou com o seguinte: se quiser, tire o Bolsa Família do ministério e entregue o programa ao Dias.

Lula desembarcou hoje na África do Sul para reunião dos Brics. Uma amadurecimento sobre as mudanças é esperado para sua volta ao Brasil, na próxima semana.

Veja também

Projeto bilionário de minério de ferro na Bahia ganha impulso

Um projeto multibilionário para produção de minério de ferro na Bahia, lançado há mais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!