quarta-feira 16 de julho de 2025
O senador Carlos Viana (Podemos-MG) discursa no plenário do Senado Roque de Sá/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / Parlamentares criticam postura do governo Lula em relação a guerra entre Irã e Israel
sábado 14 de junho de 2025 às 17:01h

Parlamentares criticam postura do governo Lula em relação a guerra entre Irã e Israel

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O grupo parlamentar Brasil – Israel, composto por senadores e deputados federais emitiu uma nota de indignação ao governo brasileiro e fazendo um gesto de solidariedade à Israel, em função dos ataques realizados pelo Irã.

“Causa indignação a postura do atual governo do Brasil, que, mais uma vez, escolhe se alinhar aos que disseminam o terror, em vez de se posicionar firmemente ao lado das nações livres e democráticas”, afirmou o texto.

A nota, assinada pelo senador Carlos Vianna (Podemos-MG), presidente do grupo, ainda aponta que o posicionamento do governo do presidente Lula da Silva (PT) coloca em risco a população brasileira que tenta sair da zona de conflito.

“A posição do governo brasileiro, inclusive, prejudica e atrasa as negociações para a retirada das comitivas brasileiras que se encontram em solo israelense”, disse Vianna.

O senador ainda acusa o governo iraniano de ser o responsável pelo aumento das tensões contra Israel.

“A escalada da violência promovida pelo regime iraniano é mais uma postura agressiva de um regime religioso extremista ditatorial que ameaça a estabilidade internacional e a segurança do Oriente Médio”, afirmou Vianna.

Na quinta-feira, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse que Israel iniciou uma guerra e que receberá um “destino amargo”, após a Força Aérea Israelense realizar um ataque aéreo em direção ao Irã.

O ataque matou o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, e o chefe das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri, além de dois cientistas nucleares.

Entretanto, o grupo parlamentar entende que o governo israelense está apenas “protegendo sua população” e “o mundo de um regime que ameaça a liberdade, os direitos humanos e a democracia”, ao impedir o avanço do programa nuclear iraniano.

“Israel definiu claramente os alvos ao atingir bases militares e nucleares estratégicos do Irã. Com apoio internacional, as ações israelenses visam prevenir uma ameaça real e crescente: a possibilidade de o Irã desenvolver armamento nuclear em larga escala”.

 

Veja também

Eleição do PT na Bahia tem denúncia de mortos como eleitores e caso deve ir à Justiça

Integrantes do PT da Bahia pediram impugnação da eleição interna do partido após identificarem mortos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!