Segundo Lauro Jardim, do O Globo, Hugo Motta (Republicanos-PB) chegou a reclamar com Gleisi Hoffmann de críticas que Fernando Haddad teria feito a ele como presidente da Câmara dos Deputados. Uma delas a de que o ministro da Fazenda numa reunião na semana retrasada, promovida em São Paulo pelo grupo Prerrogativas, teria dito que, no tempo de Arthur Lira, a palavra empenhada pelo presidente da Câmara valia mais. Outra que Motta seria “infantil”.
Haddad chegou a procurar Motta, por áudio de WhatsApp, para negar. Motta ignorou o chamado.
O fato é que a tal crítica se espalhou pelo Centrão como verdade absoluta, apesar de cada uma das cabeças coroadas do Centrão contar a história de modo diferente — seja em relação a ocasião em que Haddad teria proferido a tal crítica, seja em relação a crítica propriamente dita.
Ninguém é capaz de dizer onde e quando Haddad teria criticado Motta. Mas a intriga virou uma verdade absoluta para o Centrão.
Haddad já disse a interlocutores que a tal reunião do Prerrogativas foi gravada. E não há crítica a Motta. Mas o presidente da Câmara continua repetindo que esse episódio é um dos motivos de desgaste na relação entre ambos.